Estudantes retornam para salas de aula em Macapá após um ano e meio: ‘Ansiosa e nervosa’, diz mãe


Creches, 5º ano do ensino fundamental e EJA retornaram para um 2º semestre 100% presencial nesta segunda-feira (2). Outras etapas de ensino passaram a ser no formato híbrido. Volta às aulas: alunos do 2º, 5º e 9º ano voltaram a frequentar as escolas de Macapá
Nesta segunda-feira (2) foi o primeiro dia de aulas presenciais para alguns estudantes de Macapá que deixaram de frequentar o ambiente físico escolar há quase um ano e meio. Foi o caso dos alunos matriculados na rede municipal em creches, 5º ano do ensino fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que passaram para a modalidade 100% presencial.
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Estudantes de outras etapas do ensino fundamental também retomaram as aulas neste 2º semestre no formato híbrido, onde parte da carga horária é na sala de aulas e a outra segue on-line.
Adriana dos Anjos junto com o marido no retorno das aulas presenciais da filha
Rede Amazônica/Reprodução
A empregada doméstica Adriana dos Anjos não escondeu a felicidade e a ansiedade pelo momento. Prova disso, foi que ela chegou primeiro para deixar a filha na creche Eliana Azevedo, no Conjunto Macapaba, na Zona Norte da capital.
“Estou muito feliz por esse momento que a minha filhinha vai para a escola. Ansiosa demais, nervosa também, mas vai dar tudo certo. Ontem nós acordamos cedo e fomos comprar o material dela para a escola, preparei à noite e está sendo maravilhoso”, relatou.
Aula presencial em creche de Macapá
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O titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Macapá, Edielson de Souza Silva, explicou que nesse momento o retorno das crianças à escola não é obrigatório.
“Cada escola vai adotar uma programação para que os pais que não autorizarem recebam suas atividades referente ao período letivo. É bom que se diga que essa autorização é obrigatória e a Semed está programando que a cada mês esse procedimento de consulta aos pais seja renovado”, afirmou.
Nesse primeiro momento do retorno 100% das aulas presenciais na rede municipal, as turmas serão divididas em 50% da quantidade de alunos por dia. Ou seja, se uma turma tem 10 alunos, em um dia irão à escola cinco estudantes e no outro mais cinco. Todos receberão o mesmo conteúdo didático.
Já nas turmas do 1° ao 4° ano da rede municipal de educação será implementado o regime híbrido, com 50% de alunos por dia em cada sala de aula a partir de 9 de agosto.
Estudante Glayde Queiroz
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Com filho em idade escolar, a estudante Glayde Queiroz contou que ainda não se sente tão segura com o retorno das aulas presenciais, mas reconheceu a importância do ambiente de ensino para o desenvolvimento da aprendizagem dos pequenos.
“Fico ainda receosa de trazer as crianças para a escola porque não sei como elas vão se adaptar, já que faz muito tempo que elas não sabem o que é ficar em conjunto com outras crianças. Mas elas precisam ter esse convívio porque só a gente em casa não consegue passar tudo que elas precisam”, comentou.
Profissionais da educação
Quem ainda tem receios é a classe dos trabalhadores desse setor. Na sexta-feira (30), o Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap) realizou uma assembleia geral para debater as aulas nas escolas neste 2º semestre.
A presidente do Sinsepeap, Kátia Cilene Almeida, informou que a categoria decidiu continuar em aulas remotas por falta de segurança.
“A gente [professores] continua em aula remota, somos contrários às aulas presenciais e híbridas, porque não tem nenhuma segurança sanitária a todos da comunidade, não só os professores, mas também os pais e alunos”, detalhou.
Para o retorno seguro, a categoria entende que deve haver a imunização dos profissionais da educação. A vacina contra a Covid-19 passou a ser ofertada em junho para esse grupo, inclusive com o imunizante da Janssen, que é em dose única. No entanto, a procura foi baixa.
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