Candidata aposta no chá de maracujá para driblar ansiedade no Enem 2021: ‘sou a doida do chá’


Candidata quer cursar farmácia ou biomedicina, na expectativa de se tornar perita criminal.
Enem Teresina 2021 – Lyanara Maria Vieira dos Santos, 18 anos,
Ilanna Serena/g1
A estudante Lyanara Maria Vieira dos Santos, 18 anos, apostou no chá de maracujá para lidar com o nervosismo nos momentos que antecedem a prova do Enem 2021 neste domingo (21). Ela vai fazer a prova no campus Clóvis Moura, Zona Sudeste da capital.
Ela é natural do município de São João do Piauí e veio para Teresina, há 3 anos, para cursar o ensino médio em uma escola particular. O intuito da jovem é cursar farmácia ou biomedicina, na expectativa de se tornar perita criminal.
“Eu tenho ansiedade e tomo alguns medicamentos, mas o que funciona mesmo é o chá de maracujá. Sou a doida do chá. Me sinto muito preparada para a prova, determinada a conseguir o que quero. Mas não crio expectativas sobre o conteúdo, porque acho que quando você faz isso, você se limita a poucos assuntos. Eu tento estar preparada para o que der e vier”, afirmou.
73 mil candidatos aptos no Piauí
No Piauí, mais de 73.155 candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos: dias 21 e 28 de novembro. Realizarão as provas impressas pouco mais de 72 mil candidatos e quase 1 mil farão a versão digital do Exame.
LEIA TAMBÉM
Leia dicas, responda quiz e veja se está preparado para o Enem 2021
Fuso horário, abertura e fechamento dos portões, início das provas e mais
Está com Covid? Saiba como pedir a reaplicação do exame
Estratégias para o primeiro dia de prova
Mais de 94 mil pessoas chegaram a se inscrever, mas apenas 73 mil tiveram as inscrições confirmadas e as taxas pagas ou com isenção garantida. Em janeiro de 2022, quase 8 mil pessoas poderão fazer o exame, como pessoas privadas de liberdade e novos inscritos.
Os números representam uma queda de cerca de 45% em relação ao ano anterior, onde mais de 133 mil candidatos se inscreveram. A queda aconteceu a nível nacional também. Um dos motivos apontados por especialistas foi a mudança nas regras para solicitação da isenção na taxa de inscrição.
Disciplinas e horários
Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos. No dia 21 de novembro os candidatos farão, durante 5h30min:
45 questões de linguagens;
45 questões de ciências humanas;
E redação.
Horários de aplicação
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
Veja as últimas notícias do g1 Piauí
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube