WhatsApp testa opção para buscar telefones de negócios em São Paulo


Lojas que usam versão ‘Business’ do aplicativo no centro expandido de São Paulo irão aparecer em um diretório, como se fosse uma lista telefônica. Recurso está limitado para capital paulista e usuários da versão beta do app. Telas mostram o recurso de busca por telefones de lojas que usam o WhatsApp Business
Divulgação/WhatsApp
O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (15) a chegada de um recurso que lembra as listas telefônicas.
Ao apertar para iniciar uma nova conversa, as pessoas terão a opção de buscar negócios próximos, que irá retornar com lojas que usam a versão “Business” do app.
A novidade ainda está em fase de testes. Inicialmente, ela funcionará somente em São Paulo e entre usuários da versão beta.
Segundo o aplicativo, as empresas do chamado centro expandido da capital paulista podem se inscrever no “guia de negócios”.
Sua conta no WhatsApp está protegida? Faça o teste e descubra
WhatsApp e Facebook: ENTENDA o compartilhamento de dados
WhatsApp, Telegram e Signal: COMPARE os apps de mensagens
Ao escolher a opção de “negócios próximos”, as pessoas poderão selecionar entre categorias ou todas as lojas que estão em um determinado raio – o WhatsApp não revelou qual é o limite.
Segundo o líder do app, Will Cathcard, o WhatsApp não irá registrar a localização dos usuários ao utilizar o recurso, nem quais negócios foram acessados.
O executivo falou que “como tudo o que fazem no aplicativo”, a ferramenta foi construída de uma maneira privada. O aplicativo foi alvo de críticas no início de 2021 justamente por realizar mudanças em sua política de privacidade, que previa o compartilhamento de mais informações com o Facebook e regras para contas que interagissem com perfis da versão “Business”.
A novidade gerou polêmicas, reações de órgãos de proteção de dados ao redor do mundo e desconfiança entre os usuários, que passaram a baixar aplicativos concorrentes. Diante da resistência, o aplicativo estendeu o prazo de vigência para que todos “tivessem mais tempo de entender a política”.
Os novos termos estão em vigor ao redor do mundo desde 15 de maio, mas aqueles que não fizeram o aceite continuam a usar o serviço sem restrições. Recentemente, o WhatsApp concordou em atualizar sua política de privacidade no Brasil após recomendações realizadas por órgãos públicos.
Saiba como se proteger de golpes no WhatsApp:
Golpes no Whatsapp: saiba como se proteger