Vulcão entra em atividade na Nicarágua e lança gases e cinzas a até 60 metros de altura


O Telica está localizado a 20 km da cidade de León, noroeste do país e a atividade vulcânica não causou danos às comunidades vizinhas. Vulcão Telica, na Nicarágua, lança gases e cinzas a até 60 metros de altura
Divulgação/INTI OCON/AFP
O vulcão Telica, um dos mais ativos da Nicarágua, registrou nesta quarta-feira (29) explosões de gases e cinzas que puderam ser avistadas por várias comunidades da região como uma nuvem espessa. Segundo o serviço de monitoramento de vulcões do país, não houve relatos de danos.
Imagens inéditas do Fantástico mostram vulcão que entrou em erupção na Nova Zelândia
Vulcão entra em atividade nas Filipinas e 2 mil pessoas são retiradas
“As cinzas do vulcão, que tem 1.061 metros de altura, subiram entre 30 e 60 metros e caíram de volta para sua cratera”, informou o Sistema Nacional para a Prevenção, Mitigação e Atendimento a Desastres (Sinapred).
O vulcão Telica, da Nicarágua, registrou nesta quarta-feira (29) explosões de gases e cinzas
Divulgação/INTI OCON/AFP
O Telica fica localizado a 20 km da cidade de León, no noroeste do país. O Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter) mantém uma estação sísmica perto do topo do vulcão desde 1993.
O Telica emite erupções de gases e cinzas desde 1527. Elas se espalham por vários quilômetros. Durante uma delas, ocorrida em 1948, o cheiro forte de enxofre provocou “distúrbios estomacais e sangramento de nariz em várias pessoas no povoado de Telica”, segundo relatórios do Ineter.