Vídeo de jovem eliminada no Enem viraliza; alarme de celular tocou durante a prova no Piauí


O vídeo já tem mais de 1 milhão de visualizações e mais de 300 mil curtidas. Vídeo de jovem eliminada no Enem viraliza; alarme de celular tocou durante a prova no Piau
A estudante Sofia Monteiro, de 18 anos, viralizou na internet após gravar um vídeo contando que foi eliminada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), após o alarme do seu celular tocar na hora da prova. O caso aconteceu no domingo (21), em uma faculdade particular de Teresina. No momento da publicação desta reportagem, o vídeo (assista acima) tinha mais de 1 milhão de visualizações e cerca de 300 mil curtidas.
Foi a primeira vez que Sofia tentou o Enem. Ela chegou à sala dez minutos antes do início da prova. A jovem colocou seus objetos pessoais na sacola que é entregue aos candidatos. Em seguida, ela lembrou que o seu aparelho celular poderia ter um alarme ativado.
LEIA TAMBÉM
Gabarito Enem 2021 extraoficial feito por professores do Piauí
Piauí teve a 2ª menor taxa de ausência do país no primeiro dia de provas do Enem 2021
Professores comentam questões de linguagens e ciências humanas do Enem 2021
“O meu celular liga quando tem alarme e eu já tinha colocado na sacola que só pode abrir fora da sala. Eu me toquei desse alarme, mas não tinha certeza que ele ligava para tocar”, contou a estudante.
Jovem foi eliminada no Enem após alarme tocar e viralizou na internet
Arquivo pessoal
Sofia, então, perguntou se poderia verificar se o seu celular possuía alarme. “Eu estava com vergonha de falar. Quando faltava pouco tempo para a prova começar, eu perguntei para a moça ‘estou com medo do meu alarme tocar, eu tenho alarme 14h45’. Aí, eu estava preenchendo os dados da prova, mas não podia abrir a prova. Ela disse que ia ver com o fiscal. Eu só vi o fiscal balançando a cabeça de forma negativa e ela nem falou mais nada comigo. Aí começou a prova”, comentou a candidata.
O alarme tocou e uma das aplicadoras da prova perguntou de quem era o aparelho. Sofia disse que era dela, se levantou e abriu a sacola. Ela foi retirada da sala e avisada sobre a sua eliminação.
“Eu me senti muito triste porque eu estava treinando muito para a redação. Por causa da pandemia, eu não cheguei a fazer muitas redações no começo porque estava travada. Nos últimos meses, eu comecei a estudar muito redação para conseguir fazer sem ficar ansiosa e não errar nada. Daí sou eliminada”, lamentou Sofia.
A jovem ficou na calçada da faculdade esperando seus pais chegarem. Enquanto isso, ela gravou o vídeo relatando o que aconteceu e postou no TikTok.
“Gente, quem quiser me assaltar, eu estou aqui na Uninovafapi. Acabei de ser expulsa no Enem porque meu celular tocou para tocar alarme, sendo que eu tinha desligado aquela *****, coloquei nesse saquinho aqui e falei ‘moça eu acho que ele vai tocar porque, às vezes, ele liga para tocar alarme né’. Mas não dava para fazer nada, porque eu já tinha posto nisso aqui e já ia começar a prova”, contou Sofia no vídeo.
“Eu fiquei no meio da rua e gravei esse vídeo porque todos os meus amigos estavam fazendo o Enem. Eu não tinha com quem falar. Eu achei que ia ter pessoas que iam se identificar, que iam ficar surpresas que aconteceu isso. Mas eu não esperava que fosse ser tão visualizado”, falou.
Sofia contou que quer cursar moda. Ela ainda não sabe se vai iniciar a graduação em uma faculdade privada ou se vai fazer pré-vestibular para tentar uma vaga em uma universidade pública.
Veja as últimas notícias do g1 Piauí
Assista aos vídeos mais vistos do g1 Piauí
O