Veja o que estudar em química na reta final para o Enem 2021


O professor de química Romério Alves listou os principais assuntos da disciplina que devem cair no Enem. Veja o que estudar em química na reta final para o Enem 2021
Reprodução/EPTV
O professor de química Romério Alves listou os principais assuntos da disciplina que o candidato deve revisar nesta reta final para se sair bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Confira:
LEIA TAMBÉM
A partícula descoberta por cientistas que pode mudar nossa compreensão do Universo
Tabela periódica: conheça a história e o futuro incerto do sistema
Confira mais dicas de química
Em relação à Introdução da Química, o candidato deve dominar conceitos fundamentais como fases de agregação, mudanças de fases de agregação, processos endotérmicos e exotérmicos. Não se deve esquecer também de métodos de separação de misturas como destilação simples e fracionada, e a cromatografia.
Na área atomística, o candidato deve-se lembrar de modelo atômico de Bohr e associá-lo a bioluminescência, que é a capacidade de alguns seres vivos de emitir luz fria e visível.
Tabela periódica tem 118 elementos químicos, mas alguns são os principais
RPC Foz do Iguaçu/Reprodução
Sobre a tabela periódica, ela costuma ser abordada a partir da aplicação dos seus elementos no dia-a-dia. Em relação às ligações químicas, é provável que tenha duas questões com forças intermoleculares como temática principal.
Observação: lembre-se que dipolo induzido é mais fraco que dipolo-dipolo, que é mais fraco que ligação de hidrogênio. Associe ligações de hidrogênio com alto ponto de fusão e ebulição da água, e alta tensão superficial da água. Saiba que metais apresentam ótima condução de energia térmica e elétrica, possuem alto ponto de e de ebulição.
Em funções inorgânicas, o candidato deve associar este assunto aos problemas ambientais como a chuva ácida e a destruição da cama de ozônio.
Dica do professor: se a prova do Enem tiver questões envolvendo gases, será teórica.
Sobre o cálculo químico, o candidato deve focar em estequiometria, principalmente em casos especiais como pureza e/ou rendimento.
Na fisicoquímica, aprofunde sobre titulação e propriedades coligativas. Conceitos como osmose e osmose reversa devem ser revisados. Na termoquímica, revise Leis de Hertz. Na cinética química, fatores que influenciam a velocidade da reação.
Usina de energia nuclear
Getty Images
Em relação ao equilíbrio químico, foque no princípio De Le Chatelier, produto iônico da água e hidrólise salina. Sobre eletroquímica, o candidato deve saber diferenciar pilha de hidrólise e lembrar que cátodo é redução e ânodo é oxidação. Em reações nucleares, lembre-se de meia-vida e as diferenças entre fusão e fissão.
Na química orgânica, as questões serão envolvendo a isomeria espacial, principalmente a óptica. Por fim, saiba associar a química ambiental com a biologia.
Confira as últimas notícias do g1 Piauí
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube