Vacas são treinadas para fazerem xixi no ‘tapetinho’ em estudo de redução de gases poluentes


Animais recebem um líquido doce como recompensa após urinarem em um cercado chamado de MooLoo, na Alemanha. Vacas são treinadas para urinarem em ‘penico’ em estudo sobre redução de gases poluentes
Assim como os cães, as vacas também podem ser ensinadas a usarem o “tapetinho”. E, na Alemanha, um experimento desse tem sido feito para tentar reduzir a emissão de gases poluentes.
O estudo, publicado nesta segunda-feira (13) na revista científica “Current biology”, demonstrou que a emissão de amônia, gerada pela urina dos animais, pode ser reduzida se o dejeto do gado for tratado.
Para tentar convencer as vacas a urinarem em um local específico, um grupo de pesquisadores da Universidade de Auckland e do Instituto Federal de Pesquisa em Saúde Animal da Alemanha, utilizaram-se de uma técnica muito usada por pais com seus filhos: oferecer doces como recompensa.
As vacas foram colocadas em curral especial, uma estrutura de cercado verde, chamado de MooLoo, onde receberam, depois de urinarem, um líquido doce, composto principalmente por melaço. Já os animais que fizeram a necessidade fora do cercado, receberam um jato de água fria.
O experimento foi feito com 16 bezerros.
Vacas são treinadas para urinarem em ‘penico’ em estudo de redução de gases poluentes
Thomas Häntzschel/AFP
Por conter nitrogênio, a urina, quando misturada às fezes, transforma-se em amônia, que causa diversos problemas ambientais, como a chuva ácida, diz o cientista de comportamento animal da Universidade de Auckland, Lindsay Matthews, um dos autores da pesquisa.
A amônia também pode ser convertida, por micróbios de solo, em óxido nitroso, que é o terceiro gás de efeito estufa mais danoso, atrás do metano e do dióxido de carbono.
A partir desse experimento, os cientistas calcularam que a captura de 80% da urina do gado nas latrinas pode levar a uma redução de 56% nas emissões de amônia.
Uma única vaca pode produzir cerca de 30 litros de urina por dia, disse Matthews à agência de notícias Associated Press. Em 2019, o óxido nitroso compreendia 7% de todos os gases de efeito estufa dos EUA, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental.
Bovinos também emitem metano, por meio do arroto.
VÍDEOS: tudo sobre o agronegócios