Unicamp faz matrícula presencial de aprovados até a 4ª chamada do vestibular 2020 nesta segunda


Universidade espera confirmações de 3,2 mil estudantes selecionados na modalidade tradicional, para vagas via Enem e de convocados após premiações em olimpíadas de conhecimentos. Candidatos durante 2ª fase do vestibular 2020 da Unicamp
Antonio Scarpinetti
A Unicamp realiza nesta segunda-feira (2) a matrícula presencial dos candidatos aprovados até a 4ª chamada do vestibular 2020. De acordo com a comissão organizadora (Comvest), são esperados 3.925 estudantes e a confirmação deve ser feita das 9h às 15h, nos respectivos campi dos cursos escolhidos: Faculdade de Odontologia (FOP),em Piracicaba (SP); na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) ou de Tecnologia (FT), em Limeira (SP); enquanto os demais são no campus de Campinas (SP).
A lista inclui 2.567 convocados na modalidade tradicional, 650 aprovados para as vagas reservadas no processo que tem como critério o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de 78 que irão ocupar as cadeiras destinadas aos premiados em olimpíadas de conhecimentos.
Clique aqui e veja a lista de documentos obrigatórios
Ações
Neste ano, a universidade criou uma programação voltada aos calouros com diversas atividades orientadas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. As ações, diz a Unicamp, são relacionadas às responsabilidades institucional, ambiental, econômica e social.
Um dos programas previstos é o de “mentoria estudantil”, com objetivo de facilitar a adaptação dos novos estudantes à vida acadêmica e incentivar a aprendizagem colaborativa. Segundo a Unicamp, a proposta é criar um sistema em que alunos veteranos possam auxiliar os calouros, de forma voluntária, ao tirar dúvidas e compartilhar experiências que tiveram nos cursos. Veja programação.
A quinta chamada do vestibular 2020 está prevista para quarta-feira (4).
Matrícula em 2ª opção
De acordo com a Comvest, convocados para o curso escolhido como 2ª opção devem realizar a matrícula e optar ou não por aguardar possível vaga na 1ª opção, por meio de remanejamento.
“Candidatos de 2ª opção que não fizerem a matrícula perderão a vaga, mas continuarão concorrendo ao curso de 1ª opção, podendo, assim, serem convocados nas próximas chamadas, de acordo com os critérios de classificação”, informa texto da assessoria.
Bancas de averiguação no sistema de cotas
A Unicamp destacou que, durante as matrículas presenciais, candidatos beneficiados pelo sistema de cotas étnico-raciais irão passar por uma comissão de averiguação.
“A validação da autodeclaração apresentada pelos candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais somente ocorrerá após a avaliação de fenótipo realizada pela Comissão, ficando a matrícula condicionada à aprovação da Comissão de Averiguação, conforme a resolução GR-046/2019.”
De acordo com a universidade, o candidato deve apresentar documento de identificação com foto e apresentar o formulário de autodeclaração como participante de reserva de vaga (modelo do anexo V do edital do Vestibular Unicamp) preenchido e assinado.
Em novembro de 2019, a Unicamp cancelou as matrículas de nove estudantes após constatar que eles ingressaram em cursos de graduação sem atender aos critérios do sistema. As apurações começaram em junho, após a universidade receber 141 denúncias, e o resultado foi confirmado ao G1 pelo reitor, Marcelo Knobel. A ação afirmativa foi aplicada pela 1ª vez naquela edição.
Estudantes durante a 2ª fase do vestibular 2020 da Unicamp
Antoninho Perri/SEC Unicamp
Declaração de interesse por vagas
A Comvest destacou que irá receber declarações de interesse por vagas entre 9h de quinta-feira (5) até 17h de sexta-feira (6). Podem fazer os candidatos que fizeram a 2ª fase do vestibular, não foram eliminados por nota zero e não tenham sido convocados até a quinta chamada.
“Deverão obrigatoriamente manifestar interesse em cada uma das opções para as quais ainda não foram convocados, caso mantenham interesse por possíveis vagas em futuras chamadas. As declarações deverão ser feitas por via eletrônica, na página da Comvest. Candidatos convocados em sua 2ª opção de curso também deverão, obrigatoriamente, fazer a declaração de interesse por vagas.”
Candidatos que concorrem em mais de uma modalidade devem ficar atentos às orientações:
Ao ser convocado em uma das modalidades (1ª ou 2ª opção) e realizar a matrícula, o candidato fica excluídos do outro processo de seleção;
Aprovados em mais de uma modalidade devem optar por somente um dos cursos para os quais foram convocados. Ao escolher o curso de uma modalidade e fazer a matrícula, o candidato fica excluído das demais formas de ingresso;
Caso o candidato seja convocado para curso em uma modalidade, não será chamado para o mesmo curso em outras, ainda que não tenha efetuado a matrícula.
A Unicamp
Fundada em 1966, a universidade estadual conta com 34 mil alunos matriculados em cursos de graduação e programas de pós-graduação, segundo o site oficial. Os três campi, localizados nas cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba, compreendem 24 unidades de ensino e pesquisa.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.