Unicamp abre inscrições para 496 vagas remanescentes em 52 cursos; veja regras e cronograma


Inscrições podem ser realizadas até 3 de setembro. Processo terá até três fases; entenda. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Rafael Smaira/G1
A Unicamp abriu na tarde desta quinta-feira (19) o período de inscrições para 496 vagas remanescentes em 52 cursos de graduação, no processo seletivo 2022. De acordo com a comissão organizadora (Comvest), os candidatos precisam preencher um formulário em página oficial da universidade até 3 de setembro e, além disso, pagar uma taxa de R$ 190 até dia 8 do mesmo mês.
Podem participar deste processo estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da universidade que pretendam ingressar em cursos diferentes, alunos de outras instituições (nacionais ou estrangeiras) e portadores de diploma reconhecido de curso superior diferente do curso pretendido.
Estudantes matriculados em ensino superior e que ao mesmo tempo recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos, ou estejam desempregados, pode solicitar redução de 50% na taxa de inscrição. Para isso, é necessário anexar documentos solicitados pela Unicamp. Veja abaixo edital.
Vagas remanescentes disponíveis
Edital do processo seletivo
O processo tem duas fases de caráter eliminatório e classificatório. Porém, há uma terceira etapa destinada somente aos candidatos aos cursos que exigem provas de habilidades específicas: arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança. Confira abaixo cronograma.
As duas fases têm: prova de leitura e interpretação de textos, além da avaliação sobre conhecimentos específicos relativos às grandes áreas de estudo; e análise da compatibilidade de currículo.
A lista de convocados para a matrícula (cursos sem provas de habilidades específicas) será divulgada em 11 de janeiro de 2022. Já para os candidatos a vagas em cursos que exigem também as provas da terceira fase, a relação de nomes terá publicação em 4 de fevereiro.
Cronograma
Inscrição: 19 de agosto a 03 de setembro
Solicitação da redução da taxa de inscrição: 19 a 23 de agosto
Último dia para pagamento da taxa de inscrição: 8 de setembro
Divulgação dos locais da prova de leitura e interpretação de textos (PLIT) e conhecimentos específicos (PCE): 23 de setembro
Prova teórica PLIT e PCE: 3 de outubro
Provas de habilidades específicas do curso de música – Etapa II: 22 a 28 de outubro
Divulgação dos convocados para a análise de compatibilidade curricular: 27 de outubro
Entrega de documentação da compatibilidade curricular: 4 a 10 de novembro
Análise de compatibilidade curricular: 18 de novembro a 16 de dezembro
Divulgação da lista de candidatos habilitados para a prova de habilidades específica para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança: 5 de janeiro de 2022
Divulgação da lista de convocados para a matrícula (cursos sem prova de habilidades específicas): 11 de janeiro
Matrícula (cursos sem prova de habilidades específicas): 13 e 14 de janeiro
Provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança (junto com as provas do Vestibular Unicamp 2022): 13 a 15 de janeiro
Divulgação da lista de convocados para a matrícula (cursos com prova de habilidades específicas): 4 de fevereiro
Matrícula e solicitação de aproveitamento de estudos (cursos com prova de habilidades específicas): 7 de fevereiro
Matrícula em disciplinas, de todos os aprovados: 23 e 24 de fevereiro
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.