Unicamp 2022: comissão abre inscrições para 639 vagas com ingresso via notas no Enem


Prazo começa nesta quarta-feira (3) e segue até 30 de novembro, segundo Comvest; confira as regras. Enem 2021 regular e digital será realizado nos dias 21 e 28 de novembro. Estudantes no campus da Unicamp, antes da pandemia da Covid-19
Antonio Scarpinetti / Unicamp
A Unicamp abre na manhã desta quarta-feira (3) o prazo de inscrições do vestibular 2022 para 639 vagas oferecidas em cursos de graduação que usam como critério de seleção a pontuação obtida pelo candidato na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição deste ano ou de 2020.
As inscrições devem ser feitas pelo site da comissão organizadora (Comvest) até às 17h do dia 30 de novembro, enquanto que o pagamento da taxa de R$ 30 (tentativa de ingresso exclusivo via Enem) deve ser realizado até 7 de dezembro. Quem já se inscreveu para o vestibular tradicional precisa pagar R$ 15; e candidatos isentos no formato tradicional seguem como beneficiários nesta modalidade.
Clique aqui e veja o edital sobre o processo seletivo
Enem 2021: saiba como consultar o local da prova
Unicamp divulga locais de prova do vestibular 2022
Unicamp amplia em 1 hora tempo de prova da 1ª fase do vestibular 2022
Segundo a universidade estadual, a distribuição das vagas reservadas será da seguinte forma:
50% de cada curso ao segmento EP (escola pública);
25% de cada curso ao segmento PP (autodeclarados pretos e pardos);
25% de cada curso ao segmento EP+PPI (escola pública + autodeclarados pretos e pardos)
“Para ter direito à ação afirmativa por critério étnico-racial, os estudantes selecionados que concorreram às vagas reservadas aos autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negros, de cor preta ou parda”, diz trecho de resolução ao mencionar que os candidatos optantes por cotas serão submetidos a uma comissão de averiguação.
Ainda segundo a universidade estadual, os optantes por vagas indígenas neste processo devem apresentar uma declaração, enquanto candidatos que já concluíram algum curso de graduação ou pós em instituição pública – municipal, estadual ou federal – não podem concorrer nessa modalidade.
As provas do Enem regular e digital serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.
Múltiplas Inscrições
Os interessados podem se inscrever, ao mesmo tempo, em mais de um dos sistemas de seleção oferecidos na Unicamp. Além da modalidade via Enem, há aplicações dos vestibulares tradicional, indígena e a seleção de candidatos premiados em olimpíadas ou competições de conhecimentos.
“Caso um candidato tenha sido convocado para matrícula em cursos diferentes, na mesma chamada, no VU 2022 (vestibular) e em outro (s) sistema (s) de seleção, o candidato fará opção, no momento da matrícula, pelo curso em que se matriculará. Ao efetivar a sua matrícula em um dos sistemas pelo qual foi convocado […] o candidato será excluído, automaticamente, da lista de classificação dos demais sistemas de ingresso nos quais tinha se inscrito”, diz um dos trechos da resolução da Unicamp.
Convocação
Ainda segundo a Unicamp, nesta modalidade de ingresso via Enem estão previstas até cinco chamadas para matrícula e o calendário é o mesmo do vestibular tradicional. A primeira divulgação dos resultados está prevista para 14 de fevereiro de 2022, por meio do site da Comvest.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas e Região.