Unicamp 2021: questão repetida de outro vestibular é anulada e ponto atribuído a todos os candidatos


Questão de matemática integrava a prova aplicada nesta quinta-feira (7) aos candidatos a cursos das áreas biológicas e de saúde. Questão de matemática anulada pela Unicamp após prova da 1ª fase nesta quinta-feira (7): pergunta foi repetida do processo seletivo de 2020
Reprodução/Comvest
A Unicamp informou na noite desta quinta-feira (7) que anulou uma das questões da 1ª fase do vestibular 2021 para candidatos a cursos das áreas biológicas e de saúde. De acordo com a comissão organizadora (Comvest), o motivo foi que a questão de matemática foi replicada indevidamente do processo seletivo de 2020.
Número da questão anulada
Provas Q e Z – questão 48
Provas R e Y – questão 28
Provas S e X – questão 44
Provas T e W – questão 64
“Durante o processo de finalização dos arquivos da prova, infelizmente, replicou-se indevidamente uma questão do vestibular anterior. Por este motivo, a Comvest decidiu anular a questão, atribuindo os respectivos pontos a todos os candidatos”, informa a nota.
Veja gabarito extraoficial e correção comentada
Conteúdo
A prova desta quinta-feira (7) foi composta pelas seguintes questões:
12 de língua portuguesa e literatura;
12 de matemática;
8 de cada disciplina: biologia, física, geografia/sociologia, história/filosofia, inglês e química.
Logística
As provas ocorreram em 37 cidades, entre elas, 32 de São Paulo e cinco capitais de outros estados.
São Paulo
Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
Outros estados
Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
Cursos mais disputados
Neste ano, os dez cursos mais procurados pelos candidatos são: medicina, arquitetura e urbanismo; ciências biológicas; comunicação social-midialogia; ciência da computação; engenharia da computação; farmácia; história; ciências econômicas e enfermagem.
O total de vagas nesta edição inclui as 639 oportunidades que estavam previstas inicialmente no edital Enem-Unicamp, que deixou de ser oferecido para ingresso no próximo ano por causa do “calendário incompatível” com o cronograma definido pelo Ministério da Educação (MEC).
Calendário Vestibular Unicamp 2021
Divulgação dos aprovados na 1ª fase: 29 de janeiro
2ª fase: 7 e 8 de fevereiro
Provas de habilidades específicas (exceto música): 11 e 12 de fevereiro
Divulgação da primeira chamada: 10 de março
Comissão de averiguação virtual dos convocados cotas étnico-raciais da primeira chamada/Solicitação e divulgação do resultado de recurso dos convocados em primeira chamada de cotas étnico-raciais: 11 de março
Matrícula presencial da primeira chamada, nas unidades de ensino: 15 de março
Início das aulas: 15 de março
Confira calendário completo
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.