UnB divulga edital do PAS 2020; inscrições começam em 11 de janeiro


Provas estão previstas para março. Ao todo, instituição oferece 4,2 mil vagas para ingresso nos dois semestres de 2021. Estudantes comemoram aprovação no PAS-UnB (Foto de arquivo)
Raquel Aviani/Secom-UnB
A Universidade de Brasília (UnB) lançou os editais de abertura das três etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2020. As inscrições vão de 11 a 29 de janeiro e as provas estão previstas para março (veja datas abaixo).
Os editais de cada subprograma e os links para inscrições estão disponíveis no site. Para alunos do 3º ano do ensino médio, a UnB oferece 4.232 vagas. Destas, 2.112 oportunidades são para o primeiro semestre de 2021 e 2.120 para o segundo – por conta da pandemia do novo coronavírus, a data de início das aulas ainda não foi definida.
Veja o que mudou no calendário de vestibulares e exames por causa da pandemia
Enem: veja plano de estudos para essa reta final, palpites sobre o tema de redação e o que costuma cair na prova
A taxa de inscrição custa R$ 120. Alunos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal para programas sociais têm direito a isenção, assim como estudantes da rede pública que tenham renda per capita de até um salário mínimo e meio e 75% de frequência nas aulas.
No momento do cadastro, candidatos que vão se inscrever para a primeira etapa devem inserir uma fotografia individual, colorida, tirada nos últimos seis meses e com fundo branco, em que, necessariamente, apareça a cabeça descoberta e o tronco.
Cronograma
Unb discute formato para aulas no próximo ano (vídeo de arquivo)
As provas de cada etapa serão aplicadas em dias diferentes. Veja abaixo:
7 de março para candidatos da terceira etapa
14 de março para participantes da segunda etapa
21 de março para inscritos na primeira etapa
Para todos os participantes, a prova começa às 13h. O tempo total para resolução dos testes de conhecimento e para a realização da prova de redação em língua portuguesa é de cinco horas.
A UnB também disponibilizou o Guia do PAS. A publicação pode ser acessada pelo site e pretende orientar os candidatos sobre as regras do programa.
VÍDEOS: países que se destacam no ranking mundial da educação
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.