UFSCar suspende aulas nos 4 campi por conta do coronavírus a partir de segunda-feira


Medida vale até dia 29 e pode ser prorrogada. Portaria assinada pela reitora Wanda Hoffmann também prevê replanejamento das atividades de professores e funcionários. Campus da UFSCar em São Carlos 2020
Gabrielle Chagas/G1
A reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) decidiu suspender as aulas nos 4 campi a partir de segunda-feira (16) por conta do coronavírus.
Veja medidas que estados e prefeituras estão adotando
Últimas notícias de coronavírus de 14 de março
Uma portaria assinada pela reitora Wanda Hoffmann neste sábado (14) informa que a suspensão das aulas acontece em decorrência da “situação de emergência em saúde pública devido à propagação do Covid-19” e após a “determinação para suspensão de atividades escolares e universitárias no Estado de São Paulo, devido aos primeiros casos de contaminação comunitária”.
As aulas nos 4 campi (São Carlos, Sorocaba, Buri e Araras) ficarão suspensas até o dia 29 de março, prazo que pode ser prorrogado de acordo com as necessidades e orientações das autoridades de saúde. Atualmente, o campus de São Carlos tem 13.248 estudantes de gradução, mestrado e doutorado.
Campus da UFSCar em São Carlos
Reprodução/EPTV
A determinação, segundo a portaria, não se aplica a estudantes dos cursos das áreas da saúde em estágio hospitalar, os quais deverão se apresentar normalmente a essas atividades. “Fica a critério de suas respectivas coordenações de curso, a manutenção ou interrupção do estágio, a ser decidido a partir de 16/03/2020”, afirmou.
A portaria diz ainda que as atividades dos servidores docentes, técnico-administrativos e funcionários terceirizados devem ser replanejadas a partirde segunda para minimizar os riscos de contaminação. “O replanejamento de que trata o caput será objeto de novas portarias e orientações a serem divulgadas a partir dessa data”.
Medidas
O governo de São Paulo anunicou que vai suspender gradualmente as aulas nas escolas estaduais e municipais a partir de segunda-feira (16). A suspensão total ocorre a partir do dia 23.
A medida irá afetar 3,5 milhões de alunos na rede estadual. Já para as universidades, a orientação é suspender na próxima semana.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.