UFSC retoma aulas de forma online a partir desta segunda-feira


Disciplinas que cabem na modalidade remota foram privilegiadas. Universidade empresta computadores a alunos sem acesso à internet. Atividades presenciais estão suspensas na UFSC no campus da Trindade e de outras regiões de SC
Diorgenes Pandini/NSC
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retoma as aulas nesta segunda-feira (31), de forma online por causa da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o chefe de gabinete da Reitoria, professor Áureo Moraes, “As disciplinas que cabem nas modalidades remotas foram privilegiadas neste momento. As práticas, por exemplo, não poderão ser oferecidas”.
Para que todos os alunos possam ter acesso às aulas, a universidade está emprestando computadores e pagando internet para os que precisam. Até 20 de agosto, 1.377 estudantes pediram equipamentos. Os 15 centros da universidade em Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville fazem parte dessa primeira etapa, recebendo os estudantes e emprestando os aparelhos.
“Nós acompanhamos a universidade esta semana toda embalando computadores, revisando equipamentos, os estudantes nos procurando para retirar equipamento, para aqueles que requisitaram isso. Além disso, também já foram repassados os recursos do benefício para aqueles que precisavam contratar um plano de dados”, afirmou Áureo de Moraes em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina na sexta (28).
Saiba como vai funcionar retorno remoto das atividades na UFSC
“Estamos tratando esta primeira semana como ainda uma semana da transição”, disse ele. O objetivo é que até o final da semana todos os alunos que pediram equipamentos estejam preparados para as aulas online.
Para os estudantes indígenas, quilombolas e estudantes do curso de licenciatura em educação no campo, a UFSC entrou em acordo com Funai (Fundação Nacional do Índio) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para levar até eles os equipamentos. Já os alunos que ainda não se inscreveram podem enviar a solicitação por meio deste link.
Semestre
A UFSC tem quase 2 mil professores e 36 mil alunos e as atividades de ensino estão suspensas desde o dia 16 de março. O Colégio de Aplicação começou o ensino remoto antes, ainda em julho.
Atividades presenciais estão suspensas na UFSC no campus da Trindade e de outras regiões de SC
Diorgenes Pandini/NSC
O semestre 2020.1 deve terminar na semana de 14 de dezembro. Depois, haverá um período de recesso e o semestre 2020.2 começará em janeiro do próximo ano, com duração de 16 semanas.
O plano para retomada do ensino na universidade foi finalizado em junho e aprovado em julho pelo Conselho Universitário. O reitor Ubaldo Balthazar já declarou que as aulas de forma presencial estão descartadas até que surja uma vacina ou remédio comprovadamente eficaz contra o novo coronavírus.
Processo seletivo para semestre 2020.2
A UFSC informou que, para o preenchimento das vagas não ocupadas no vestibular de dezembro de 2019 e as do curso de medicina do campus de Araranguá, o processo seletivo usará como único critério para ingresso no segundo semestre de 2020 as notas do candidato no Exame do Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas presenciais, que estavam previstas para julho, foram canceladas.
A seleção dos candidatos será feita com base no Enem de 2017, 2018 ou 2019. Caso o estudante tenha feito a prova em mais de um ano, deverá escolher qual nota usará no processo seletivo. O período de inscrições será entre 13 e 27 de outubro. A inscrição será gratuita.
Vestibular 2021
O vestibular para ingresso no ano de 2021 estava com as provas presenciais agendadas para dezembro. Segundo a universidade informou na sexta, uma nova data será definida de acordo com o calendário acadêmico para o segundo semestre de 2020.
Os dias de aplicação das provas vão levar em consideração as datas marcadas para a realização do Enem 2020, em janeiro e fevereiro do ano que vem. A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) informou que o vestibular deverá ser entre abril de maio de 2021.
Initial plugin text
A UFSC tem quase dois mil professores e 36 mil alunos e as atividades de ensino estão suspensas desde o dia 16 de março. O Colégio de Aplicação começou o ensino remoto antes, ainda em julho.Veja mais notícias do estado no G1 SC