UFSC deve ter retomada com ensino não presencial na semana de 31 de agosto


Reinício do semestre 2020.1 está previsto para a semana de 31 de agosto. Acordo é resultado de reuniões na sexta (17), segunda (20) e terça (21). Atividades presenciais estão suspensas na UFSC no campus da Trindade e de outras regiões de SC
Diorgenes Pandini/NSC
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou nesta terça-feira (21) em reunião virtual a resolução que vai regulamentar a retomada do ensino de forma não presencial, por causa da pandemia do novo coronavírus. O reinício do semestre 2020.1 está previsto para a semana de 31 de agosto, conforme a instituição. O semestre terá duração de 16 semanas e deve terminar na semana de 14 de dezembro.
O período de recesso e o início do semestre 2020.2 serão definidos posteriormente. A resolução do Conselho Universitário é resultado de três dias de reuniões, na sexta (17), segunda (20) e nesta terça, que duraram mais de 20 horas.
Depois de a decisão ser publicada no Boletim Oficial da UFSC, o Departamento de Administração Escolar fará a redação final do calendário das aulas não presenciais.
Preparação
Está previsto um período de cinco semanas a partir da publicação da resolução para que seja preparado o reinício do semestre 2020.1. Nesse meio tempo, haverá definições dos cursos e departamentos sobre os planos de ensino e disciplinas que estarão disponíveis na graduação e pós-graduação, além do cancelamento de matrículas e trancamentos.
Além disso, essas cinco semanas também devem ser usadas para a capacitação para uso de tecnologias de ensino e a implementação de políticas de acesso a equipamentos e à internet.
Veja as últimas notícias do estado no G1 SC