Twitter frustra previsões de crescimento de usuários


Por outro lado, a receita de publicidade foi de US$ 1,14 bilhão no terceiro trimestre de 2021, em linha com as estimativas do mercado. A receita de publicidade foi de US$ 1,14 bilhão no terceiro trimestre de 2021
REUTERS/Kacper Pempel
O Twitter divulgou na última terça-feira (26) um crescimento de usuários abaixo das expectativas de Wall Street, em meio à concorrência de aplicativos rivais como o TikTok pelo tempo das pessoas, enquanto a receita trimestral ficou dentro do esperado.
A plataforma tem trabalhado para adicionar recursos como salas de bate-papo de áudio para atrair usuários e também implementou melhorias em publicidade para atingir sua meta de dobrar a receita anual até 2023.
LEIA TAMBÉM:
Microsoft tem receita trimestral acima do esperado
Alphabet, dona do Google, supera estimativas e tem lucro recorde com anúncios
A receita de publicidade foi de US$ 1,14 bilhão no terceiro trimestre de 2021, em linha com as estimativas do mercado.
O Twitter disse que possui 211 milhões de usuários ativos diários monetizáveis, seu termo para usuários que recebem anúncios. O número fica um pouco abaixo das estimativas dos analistas, de 212,6 milhões, de acordo com dados IBES da Refinitiv.
A rede social aumentou seu número de usuários fora dos Estados Unidos em 5 milhões em relação ao trimestre anterior, mas sua base por lá ficou estável.
A companhia teve prejuízo de US$ 537 milhões devido a um acordo amigável com acionistas. No fim de setembro, o Twitter anunciou o pagamento de US$ 809,5 milhões para saldar um litígio sobre a comunicação da empresa no começo de 2015, considerada enganosa por vários acionistas que levaram a empresa à Justiça.
A empresa disse que viu um impacto “modesto” na receita de publicidade das mudanças de privacidade que a Apple implementou em dispositivos iOS, que impedem anunciantes de rastrear os usuários em seus dispositivos sem consentimento.
A receita total, que também inclui o dinheiro que o Twitter ganha com o licenciamento de dados, foi de US$ 1,28 bilhão, também em linha com as projeções de Wall Street.
O Twitter disse que os custos de contratação e investimento em um novo data center neste ano continuarão no ano que vem, resultando em aumento de 20% nos custos totais para 2022.
A empresa prevê receita no quarto trimestre entre US$ 1,5 bilhão e US$ 1,6 bilhão.