‘The Umbrella Academy’ conta com a participação de brasileiro nos efeitos visuais da segunda temporada


Antonio Ribeiro, natural de Teresópolis, faz parte de equipe que trabalhou por cerca de um ano no projeto que estreou nesta sexta-feira (31). Artista também já trabalhou em produções como ‘Stranger Things’, ‘Criando Dion’, ‘Aprendiz de Espiã’, ‘Logan’, entre outras. Antonio Ribeiro, natural de Teresópolis, trabalhou nos efeitos visuais da segunda temporada de “The Umbrella Academy”
Antonio Ribeiro/Arquivo pessoal
O mercado de streaming é um dos poucos que não foi afetado de forma negativa durante o período de isolamento social adotado devido à pandemia de Covid-19 em diversos países. Pelo contrário, com as pessoas dentro de casa se protegendo, o acesso aos serviços de entretenimento online disparou.
Para atender a uma multidão de pessoas que consomem conteúdo e esgotam o acervo de suas séries preferidas cada vez mais rápido, a agenda de lançamentos não parou. Em alguns casos, as produções foram aceleradas para que as plataformas pudessem apresentar material inédito.
Em meio a esse cenário, muitas produções já haviam encerrado as filmagens e os trabalhos nos estúdios de pós-produção pelo mundo afora ficaram a todo vapor.
O brasileiro Antonio Ribeiro, nascido em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, mora há 5 anos em Toronto, no Canadá, e está entre os profissionais que trabalham na indústria de efeitos visuais para filmes e séries.
Ele já trabalhou em produções como Stranger Things, Logan, Invocação do Mal 2, A Maldição da Residência Hill, entre outras.
Antonio Ribeiro, de Teresópolis, RJ, participou da produção de ‘Logan’ e ‘Invocação do Mal 2’
Antonio Ribeiro/ Arquivo Pessoal
O trabalho mais recente, no qual trabalhou por cerca de um ano, é a série “The Umbrella Academy”, que estreou nesta sexta-feira (31).
A série tem Ellen Page (A Origem), Tom Hopper (Game of Thrones) e Robert Sheehan (Misfits) entre os protagonistas.
The Umbrella Academy é uma das produções de maior audiência na Netflix. Ela é baseada na história em quadrinhos da publicadora Dark Horse e foi criada por Gerard Way e pelo brasileiro Gabriel Bá.
Os fãs de todo o mundo aguardavam ansiosos pela sequência para saber a continuação dos eventos que encerraram a primeira temporada. O trailer lançado antes da estreia da 2ª temporada atingiu mais de 5 milhões de visualizações em menos de uma semana.
Antonio Ribeiro trabalhou diretamente na cena de abertura e em alguns episódios da segunda temporada de “The Umbrella Academy”
Antonio Ribeiro/Arquivo pessoal
Uma das cenas mais importantes do trailer, e que aparece na abertura desta nova temporada, foi feita pelo estúdio no qual Antonio Ribeiro trabalha e teve a participação direta do teresopolitano, sendo ele um dos poucos brasileiros a trabalhar em todo o projeto.
“A cena de abertura dessa temporada teve participação direta do estúdio em relação ao desenvolvimento da filmagem, o que geralmente não acontece, pois recebemos as cenas já filmadas e prontas para adicionarmos os efeitos visuais. Neste caso, a produção da série, juntamente com os Produtores da Netflix, discutiram com nosso time de lookdev as melhores soluções para a complexidade da cena que os autores haviam concebido. Foi usado inclusive um caminhão com LiDAR scanner para poder scannear todo o set de filmagem, de forma a usar a referência espacial na hora de criar as cameras virtuais e recolocar tudo em seu lugar na pós-produção”, disse Antonio.
A cena de abertura é cheia de efeitos visuais e foi divulgada nesta quarta-feira (29), deixando os fãs ansiosos pelo que está por vir.
Initial plugin text
A sequência começa quando o Número 5 cai em um beco, após ser teletransportado para uma outra época do tempo, e cai no meio de um conflito entre dois exércitos em uma rua urbana.
A cena foi filmada em uma rua na cidade de Hamilton, em Ontário, no Canadá, e foi reconstruída totalmente de forma digital para que pudesse ser destruída e alterada à vontade pela equipe de efeitos visuais.
“Toda a cena tem cerca de três minutos de duração, o que para o time de efeitos visuais é uma eternidade, já que geralmente trabalhamos sempre em cenas de 2, 5 ou no máximo 15 segundos. Além do enorme tempo de toda a ação, ela foi feita de forma a parecer um plano-sequência, ou seja, quando não há cortes e toda a filmagem parece ter sido feita de uma só vez”, afirma o artista.
Antonio fez um vídeo para mostrar a rua onde a cena foi gravada.
Brasileiro que trabalhou nos efeitos visuais de Umbrella Academy mostra local de gravações
Além da extensão da cena de abertura ter deixado o trabalho mais complexo, Antonio ainda conta que a própria cena em si envolveu inúmeras filmagens separadas, dublês digitais, explosões e extensões de cenário com câmeras virtuais.
Foi necessário que uma equipe de cerca de 200 pessoas trabalhasse por cerca de 5 meses para que a abertura dessa temporada fosse concluída.
“Trabalhei em diversas partes da sequência de abertura, mas em uma delas fiquei responsável por praticamente toda a composição digital desde o zero até o resultado final. É a parte onde Luther pula de cima de um prédio e vem a se colocar entre Klaus e um disparo de bazuca. A parte filmada é apenas quando Luther cai na frente de Klaus, sendo o restante (quando ele pula, os soldados, o disparo da bazuca, explosão, reflexos, sombras, escombros, fumaça, etc) tudo adicionado digitalmente na pós-produção”
“Só para essa parte que dura cerca de 7 segundos eu trabalhei por um mês direto”, revela Antonio.
Sem dar spoiler, Antonio disse que, além da cena de abertura, trabalhou também em outras partes importantes em outros episódios da temporada.
Nome de Antonio Ribeiro nos créditos de ‘The Umbrella Academy’
Antonio Ribeiro/Arquivo pessoal
Antonio afirma não ser possível ter noção de toda a história, já que mais de 8 estúdios de efeitos trabalharam na série e, por isso, o acesso a toda a sequência das cenas é limitado. Ele confessou estar empolgado para ver o resultado.
“Quando trabalhei na primeira temporada não conhecia o Umbrella Academy. Depois que foi lançada a série, fui então assistir e virei fã. Quando soubemos que trabalharíamos na segunda temporada, fiquei bem empolgado em participar deste projeto enorme, sendo uma das séries mais assistidas e com melhores reviews da Netflix. Já trabalhei e continuo trabalhando para muitas produções da Netflix, porém as minhas favoritas foram, sem dúvida, Umbrella Academy e Stranger Things. Então posso dizer que fiquei bastante satisfeito com o resultado de meses de trabalho. É muito empolgante ver uma cena que só você tinha acesso e ficou assistindo repetidas vezes por meses agora estar disponível para o mundo todo”.
Trabalhos em outras produções
Entre os títulos nos quais trabalhou e já foram lançados desde o fim de 2019 está a série para a Netflix “Criando Dion”, onde uma mãe tenta lidar com os super poderes do seu filho enquanto ele mesmo também descobre do que é capaz.
“Nessa série trabalhei em várias cenas onde Dion faz objetos flutuarem. O nosso trabalho era conferir uma aparência realista aos brinquedos, eletrodomésticos e todos os demais objetos com os quais o menino estava testando seus poderes”, disse Antonio.
Já no campo de filmes, Antonio trabalhou nos efeitos visuais do “Aprendiz de Espiã”, estrelado pelo ator Dave Bautista (Drax em Guardiões da Galáxia) e também em “Pense como um Cachorro”, estrelado por Megan Fox (Transformers).
Ambos projetos são filmes para a família, com um toque de aventura e foram lançados em serviços “on demand”, devido às condições impostas pelas restrições da pandemia.
Antonio Ribeiro trabalhou nos efeitos visuais do filme Logan
Antonio Ribeiro/ Arquivo Pessoal
No currículo de Antonio também estão trabalhos nas séries Stranger Things, A Maldição da Residência Hill, V Wars com Ian Somerhalder (The Vampire Diaries) e nos filmes Logan, Invocação do Mal 2, Alice Através do Espelho, Creed, Ben-Hur e Deuses do Egito.
Nome de Antonio Ribeiro, de Teresópolis, RJ, nos créditos de Stranger Things
Antonio Ribeiro/ Arquivo Pessoal
Trabalhos futuros – sem spoilers!
Sobre lançamentos futuros, Antonio ainda não pode adiantar muito em razão dos termos de confidencialidade do estúdio, porém adiantou que tem novidade vindo por aí.
“Estou trabalhando em um filme que deverá sair ano que vem, além de uma série nova para a Netflix com temática de super-heróis”.
Veja outras notícias da região no G1 Região Serrana.