Surto de sarampo: Idade para vacinação cai para 6 meses em SP

Bebês a partir dos 6 meses também devem ser vacinados na cidade de São Paulo

Bebês a partir dos 6 meses também devem ser vacinados na cidade de São Paulo
Bebê Mamãe

Assim como aconteceu no ano passado durante o surto de sarampo em Roraima e no Amazonas, a cidade de São Paulo, que passa pelo problema atualmente, ampliou a vacinação para os 6 meses de idade. Pelo calendário nacional de vacinação, a primeira dose deve ser feita ao 1 ano e, a segunda, aos 1 ano e três meses de vida.

O Estado de São Paulo, que realiza no momento uma campanha de vacinação conjuntamente com a capital paulista, que vai até 16 de agosto, mantém, por enquanto, a vacinação após 1 anos de idade, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. 

Leia também: SP tem boom de sarampo, mas doença não está descontrolada

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que embora as crianças de 6 meses devam também ser vacinadas, a medida não substitui o calendário de rotina estabelecido pelo Ministério da Saúde. 

“As crianças entre 6 meses e um 1 de idade também passam a fazer parte do público-alvo da atual campanha de vacinação contra o sarampo para conter o avanço da doença”, afirmou a Secretaria Municipal por meio de nota. 

A pasta diz que a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, só não deve ser aplicada em crianças dessa faixa etária que tiverem recebido a imunização em uma das ações de bloqueio.

Saiba mais: Como saber se há bloqueio vacinal no meu bairro? Tire suas dúvidas

Além dos bebês, o público-alvo da campanha se mantém entre jovens de 15 a 29 anos. Na campanha, não é necessário apresentar o cartão do SUS para receber a dose da vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou postos volantes, segundo a secretaria.

O órgão informa que a rotina do calendário de vacinação consiste em:

• Crianças com 1 ano: devem tomar a 1ª dose regular (se tiver vacinado em bloqueio ou campanha devem observar intervalo de um mês)
• Crianças de 15 meses: devem tomar a 2ª dose regular
• Crianças de 1 a 4 anos: devem atualizar a caderneta de vacinação
• População de 1 ano a 14 anos: devem ter tomado duas doses de vacina
• Adultos de 30 a 59 anos: devem ter tomado uma dose

Devo tomar reforço da vacina contra o sarampo? Tire suas dúvidas: