Streaming ganha ainda mais força nos EUA, após eventos serem cancelados devido ao coronavírus


Entretenimento em casa pode se tornar única opção após fechamento de cinemas e adiamento de shows e filmes. No Brasil, plataformas oferecem conteúdos de graça. Cinemas de grandes redes vão ficar fechados por medidas contra coronavírus
Divulgação
Após o surto causado pelo novo coronavírus fechar cinemas e adiar lançamentos de eventos culturais e filmes, as plataformas de streaming estão ganhando ainda mais força, principalmente no mercado americano.
Esses serviços podem ajudar a entreter fãs de cultura pop durante períodos de isolamento e quarentena.
Para fazer frente à escassez das ofertas, plataformas de streaming e canais por assinatura disponibilizaram conteúdos de graça no Brasil. Há também casos de antecipação da chegada de filmes nos catálogos.
O foco é principalmente o público infantil, que em várias partes do mundo foi dispensado das escolas. O Globoplay disponibilizou 30 filmes infantis, além de algumas séries e temporadas de “Malhação” por 30 dias para não-assinantes.
Atores da nova temporada de Malhação ‘Toda Forma de Amar’
TV Globo/Estevam Avellar
No Brasil, grandes exibidoras estão fechadas, como Cinemark e Kinoplex, devido à orientação de quarentena e isolamento doméstico para conter a transmissão do vírus.
Nos Estados Unidos, as duas maiores franquias de cinema, AMC e Regal, diminuíram pela metade a oferta de ingressos.
Como os EUA estão lidando com a crise?
Nos Estados Unidos, filmes que já estrearam sofreram com a queda de bilheteria nos cinemas. Levando em conta o mesmo período, a bilheteria norte-americana desta semana foi a pior desde 1995.
Anna e Olaf em “Frozen 2″
Divulgação/Disney
A Disney antecipou o lançamento americano de “Frozen 2” em sua nova plataforma de streaming, a Disney Plus. O filme chegou no fim de semana passado ao catálogo.
Também no mercado americano, a NBCUniversal anunciou nesta segunda (16) que seus filmes estarão disponíveis no streaming simultaneamente ao lançamento nos cinemas que ainda funcionam, antecipando uma possível tendência.
O suspense “O homem invisível” e a animação “Trolls World Tour”, com lançamento previsto para 10 de abril na América do Norte, estão entre esses lançamentos.
Com mais pessoas em casa, a demanda por conteúdos em streaming tende a crescer nos próximos dias. Analistas de mídia americanos preveem que as pessoas vão buscar pacotes mais amplos dos serviços que já assinam, com opções de mais telas simultâneas, por exemplo.
Cinemas do Rio oferecem planos de demissão e férias coletivas para funcionários
Daniel Silveira/G1
E os filmes adiados?
Muita gente pode se perguntar se os filmes adiados poderão migrar suas estreias dos cinemas para as plataformas de streaming, após uma grande safra recente de lançamentos. Destaques da temporada de premiações deste ano, “O irlandês” e “História de um casamento” saíram direto no Netflix.
Grandes distribuidoras têm fôlego para negociar com as plataformas de streaming, explica Bruno Dieguez, professor de Comunicação Social da PUC-Rio. Mas são justamente esses filmes que possuem orçamento maior e, por isso, precisam da receita de bilheterias.
“A gente vai ter um pico de conteúdo de televisão sendo assistido pelas plataformas de streaming, pela televisão aberta e pela televisão por assinatura”, diz Dieguez ao G1.
“Tem uma oportunidade de expansão do acesso desses conteúdos. Acredito que muitas séries de ficção e documentais vão começar a ser a desaguadas antes do previsto”, teoriza.