Sisu será aberto em abril e vai usar nota do Enem 2020, diz MEC


Prova foi adiada para janeiro por conta da pandemia do novo coronavírus. Bolsas e financiamentos para universidades particulares usarão notas de provas antigas. O Prouni usará resultado da prova de 2019, enquanto o Fies dará a opção de utilizar a melhor nota desde 2010. Estudantes do Maranhão falam sobre preparação para Enem 2020 em tempos de pandemia
Agência Brasil
o
O Ministério da Educação (MEC) informou na sexta-feira (11) que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo usado por universidades federais e algumas estaduais, será aberto em abril de 2021 para que seja usada a nota do Enem 2020, que será realizado em janeiro do ano que vem.
O adiamento do Enem foi anunciado em julho após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia do novo coronavírus. O esclarecimento tranquiliza estudantes que tinham dúvidas se a prova seria válida para o ingresso nas universidades em 2021.
Pandemia cai no Enem? Veja se o tema pode aparecer na prova e dicas para estudar
Enem x Fuvest x Unicamp: veja quais são as diferenças entre os exames
“Por meio de consulta pública, o MEC estabeleceu as datas de realização do Enem 2020 e, a partir disso, foi necessário adequar os cronogramas das seleções que utilizam a nota do Enem para o ingresso na educação superior”, diz o MEC em nota.
Apesar de alteração no Sisu, as inscrições para programas de bolsa ou financiamento em escolas particulares não foram alterados. Segundo o MEC, o início das aulas do ensino privado não foi alterado e a escolha de bolsistas precisa ser realizada antes da divulgação de resultados do Enem 2020.
Prouni e Fies
A seleção de candidatos para o Programa Universidade para Todos (Prouni) usará notas do Enem 2019, levando em conta que parte das universidades deve iniciar as aulas em fevereiro. O MEC prevê uma segunda edição do programa para quem conclui o ensino médio neste ano, usando as notas do Enem 2020.
Quem procura uma bolsa para escolas particulares pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pode utilizar a melhor dentre as notas das edições do Enem desde 2010. A mesma regra valerá para a segunda edição, mas o candidato poderá usar a nota da última prova se assim quiser.
Editais
O MEC também informou quando os estudantes terão acesso aos editais de cada processo seletivo, com todas as regras dos programas. O primeiro será o Prouni, que será divulgado na próxima terça-feira (15). O Fies sai até sexta-feira (18). O Sisu será publicado após a divulgação do resultado do Enem, em março.

1xVelocidade de reprodução0.5xNormal1.2×1.5x2x

VÍDEOS: Educação
o