Sisu 2021: Inscrição no processo seletivo do segundo semestre termina na sexta


Sistema oferece mais de 62 mil vagas em instituições públicas de ensino superior. O resultado será divulgado em 10 de agosto. Termina nesta sexta-feira (6) o prazo para inscrição no segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O processo deve ser feito pelo portal do processo seletivo no site do Ministério da Educação (MEC).
O resultado do processo seletivo deve ser divulgado pelo MEC em 10 de agosto e as matricula deverá ser realizada de 11 a 16 de agosto.
Veja também:
Fies 2021: termina nesta sexta o prazo para complementar dados da inscrição
Candidato do ITA entra na Justiça para ser aceito após teste toxicológico identificar canabidiol
Fuvest 2022: Termina no sábado prazo para pedido de redução e isenção de taxa de inscrição do vestibular
O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No segundo semestre, o processo seletivo oferece 62.365 vagas. Podem concorrer a elas pessoas que já terminaram o Ensino Médio e que não zeraram a redação do Enem.
Durante a inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso superior. As opções podem ser modificadas até o encerramento das inscrições. A classificação é feita de acordo com a nota do Enem do participante e dentro do número de vagas disponíveis em cada curso.
A nota de corte para cada curso é atualizada diariamente, portanto o candidato que ainda não foi selecionado precisa ficar de olho para acompanhar as mudanças.
Lista de espera
Aqueles que não forem contemplados na chamada regular podem escolher um dos cursos selecionados no ato da inscrição para aguardar na lista de espera entre os dias 10 e 16 de agosto.
Ao final deste prazo, a lista de espera é enviada às universidades, que ficam responsáveis pelas chamadas. Assim, os candidatos devem acompanhar as divulgações das instituições de ensino. O resultado será divulgado em 18 de agosto, e a convocação para matrícula no dia 19.
Calendário completo
Sexta–feira (6): Fim do prazo de inscrição
10 de agosto: Resultado da chamada regular
11 a 16 de agosto: Matrícula
10 a 16 de agosto: Inscrição na lista de espera
18 de agosto: Resultado da lista de espera
19 de agosto: Convocação para matrícula