Sid Ferreira dá voz às canções de Ivan Lins em disco que apresenta parcerias inéditas dos artistas


♪ Após dois álbuns com repertórios autorais, Sem fantasia (2016) e Outros 500 (2017), o cantor e compositor carioca Sid Ferreira volta ao mercado fonográfico neste ano de 2021 com disco de intérprete.
Anunciado com a edição do single A noite nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, o álbum Tanto amor – Canções de Ivan Lins vol. 1 sai em 26 de março e é – como o título já explicita – songbook dedicado à obra do compositor carioca que entrou em cena em 1965, na noite do Rio de Janeiro (RJ), alcançando visibilidade nacional como cantor a partir de 1970.
Produzido e arranjado pelo próprio Sid Ferreira, o disco apresenta duas parcerias inéditas dos compositores entre dez músicas já pré-existentes.
As novidades são Partir – canção inteiramente inédita – e Sem amar, nome da versão com letra do tema originalmente instrumental Just for Nana, apresentado em 1996 em disco do trompetista norte-americano de jazz Terence Blanchard, The heart speaks.
Ivan Lins é parceiro de Sid Ferreira nas canções ‘Partir’ e ‘Sem amar’
Carlos Ramos / Divulgação
Música eleita para apresentar o disco gravado entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020, A noite é parceria de Ivan Lins com o letrista paulista Vitor Martins que batizou o álbum lançado pelo cantor em 1979.
A propósito, como Vitor Martins é o mais importante parceiro de Ivan na construção de obra monumental, soa natural que, na inusitada seleção de Sid Ferreira, o nome de Vitor apareça nos créditos de sete das 12 músicas do disco.
Além de A noite, o cantor aborda Choro das águas (1977), Qualquer dia (1977), A visita (1978), Antes que seja tarde (1979), Tanto amor (2004) e Meu espelho (2010), sendo que Qualquer dia e Meu espelho foram gravadas por Sid com as adesões vocais dos cantores Muato e Lenna Pablo. Fabio Cadore completa o trio de convidados do disco, fazendo dueto com Sid em O tempo me guardou você (Ivan Lins e Celso Viáfora, 2004).
Sem se ater aos sucessos do cancioneiro do compositor, Sid Ferreira reaviva músicas pouco conhecidas da obra de Ivan Lins no disco Tanto amor.
São os casos de Voa – parceria de Ivan com Leda Selma apresentada pelo autor há 21 anos no álbum A cor do pôr-do-sol (2000) – e de Por toda a vida, música do compositor com Ronaldo Monteiro de Souza (primeiro e mais frequente parceiro de Ivan no período que foi de 1970 a 1973) e com o filho Claudio Lins lançada por Claudio no álbum Cara (2009).
Capa do álbum ‘Tanto amor – Canções de Ivan Lins vol. 1’
Divulgação