Secretário de educação do Piauí diz que menor número de inscritos no Enem em 16 anos é reflexo da pandemia e do governo Bolsonaro


No Piauí, mais de 73.155 candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Secretário Ellen Gera
Lucas Marreiros/g1 PI
O secretário de educação do Piauí, Ellen Gera, afirmou que neste ano o estado teve o menor número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos 16 anos e que isso têm relação não só com a pandemia da Covid-19, mas também com o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
“É claro que a pandemia é responsável por grande parte dessa redução, mas também, infelizmente, o Enem foi muito mal trabalhado pelo Governo Federal. E precisa ser dito isso, às vésperas do Enem o presidente falando de intervenção na prova, também tivemos pedidos de exoneração em massa de funções estratégias do Inep. Isso cria todo um conjunto de desconfiança e desestabiliza”, declarou o secretário.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
No Piauí, mais de 73.155 candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos: dias 21 e 28 de novembro, nos 34 municípios do estado onde as provas são aplicadas.
Preocupado com a abstenção, o secretário afirmou que, apesar dos problemas, é importante que os candidatos façam as provas.
“É o mais importante. Se já está inscrito, se preparou, vamos fazer a prova e deixar essas questões”, afirmou.
73 mil candidatos aptos no Piauí
No Piauí, mais de 73.155 candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos: dias 21 e 28 de novembro. Realizarão as provas impressas pouco mais de 72 mil candidatos e quase 1 mil farão a versão digital do Exame.
LEIA TAMBÉM
Leia dicas, responda quiz e veja se está preparado para o Enem 2021
Fuso horário, abertura e fechamento dos portões, início das provas e mais
Está com Covid? Saiba como pedir a reaplicação do exame
Estratégias para o primeiro dia de prova
Mais de 94 mil pessoas chegaram a se inscrever, mas apenas 73 mil tiveram as inscrições confirmadas e as taxas pagas ou com isenção garantida. Em janeiro de 2022, quase 8 mil pessoas poderão fazer o exame, como pessoas privadas de liberdade e novos inscritos.
Os números representam uma queda de cerca de 45% em relação ao ano anterior, onde mais de 133 mil candidatos se inscreveram. A queda aconteceu a nível nacional também. Um dos motivos apontados por especialistas foi a mudança nas regras para solicitação da isenção na taxa de inscrição.
Disciplinas e horários
Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos. No dia 21 de novembro os candidatos farão, durante 5h30min:
45 questões de linguagens;
45 questões de ciências humanas;
E redação.
Horários de aplicação
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
Veja as últimas notícias do g1 Piauí
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube