Salão do Estudante: cursos para quem quer estudar fora

Estudantes tiram dúvidas sobre intercâmbio e cursos no exterior

Estudantes tiram dúvidas sobre intercâmbio e cursos no exterior
Divulgação

A busca por qualificação profissional e por cursos de inglês levam brasileiros todos os anos ao exterior. Só os Estados Unidos recebem por ano mais de um milhão de alunos internacionais que além de trocar experiências e cultura com os americanos.

Os EUA seguem no ranking brasileiro do destino mais procurado. Só em 2018, o número de estudantes que procuram o ensino superior subiu para 14.620, um crescimento de 11,7% em relação ao ano anterior, tornando o Brasil o décimo país que mais envia alunos para o país. Quando falamos em cursos inglês de curta duração, o Brasil é ainda mais popular, ocupando a 5ª colocação.

Justamente os Estados Unidos é o país de honra do Salão do Estudante, que acontece neste final de semana (16 e 17 de março), no Centro de Eventos do Colégio São Luis, em São Paulo. Neste mês, a feira ainda passa pelas cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Curitiba.

Nova Zelândia oferece bolsas de estudos para brasileiros

“Observamos que os Estados Unidos é o grande destino das viagens e oferece uma variedade grande de cursos – de alunos que vão fazer o high school (ensino médio), a acampamento de verão, que atrai adolescentes de 12 e 13 anos, aos tradicionais intercâmbios e cursos de graduação e pós”, avalia a diretora do Salão do Estudante, Priscilla Gomes.

Em amostra realizada com mais de 35 mil pessoas houve um aumento no interesse pelos cursos de graduação, o que ficou bem claro com a faixa etária dos interessados em fazer intercâmbio: entre 17 e 22 anos. “E neste caso, universidades portuguesas também atraem os estudantes, uma vez que eles podem usar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), não têm a barreira da língua e tem acesso ao mercado europeu”, avalia Priscilla.

E a língua não deve ser um problema para os estudantes brasileiros. “A diversidade é a tônica do Salão. Universidades chinesas e até francesas oferecem cursos ministrados em inglês”. 

Os cursos mais procurados

De acordo com dados da organização do evento, há um aumento na procura por cursos focados em carreiras e que oferecem diplomas e certificados. O destaque ficou para a área de Administração, que tomou o lugar da Engenharia na predileção dos visitantes da feira. No quesito preferência, o curso é seguido pelas especializações em Arte & Design, Marketing e Relações Públicas, respectivamente. Essas últimas informações não deixam dúvidas de que boa parte dessas pessoas tem foco na carreira e está buscando se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Ranking dos países

Quando se trata dos países mais desejados pelos brasileiros, os Estados Unidos ainda aparecem no topo da lista, seguido pelo Canadá, que teve uma queda de 2017 para 2018. Portugal, por sua vez, passou de quinto para terceiro colocado em um ano, deixando países como Austrália e Reino Unido para trás. O que, entre outras coisas, dá-se pelo fato do país ser uma boa opção para aqueles que não falam outra língua. A Austrália figura em quarto e a Irlanda em quinto na lista e os dois se destacam pelo fato de aceitarem programas de trabalho e estudo, mas há uma diferença: enquanto na Irlanda a pessoa pode trabalhar durante um curso de idioma, a Austrália determina que apenas aqueles matriculados em graduação e pós-graduação tem a permissão de trabalhar. No quesito línguas, o inglês ainda é o mais procurado, seguido pelo espanhol e francês. Durante o ano, foi possível perceber uma concorrência entre italiano e alemão pelo quarto lugar.

EUA: país de honra

Os Estados Unidos foram escolhidos como país de honra, o que significa que haverá um pavilhão especial com dezenas de instituições americanas e a presença de representantes da Embaixada Americana orientando os participantes em relação ao visto da viagem.
Um pavilhão inteiro será dedicado ao universo estudantil americano, com mais de 50 instituições representadas, além de seminários especiais voltados sobre como é estudar nos EUA e tirar o visto.

ExpoPós: área especial de Graduação e Pós-Graduação

A ExpoPós, pavilhão dentro da feira destinado a opções de graduação e pós-graduação no exterior, oferece todo tipo de especialização no exterior, como pós-graduação, especialização, MBA, mestrado e doutorado aos profissionais que procuram um diferencial no currículo ou uma carreira internacional.

Serão acolhidas todas as áreas de especialização, tais como Negócios (Administração e Economia), Engenharia e Ciências Aplicadas, Comunicação e Ciências Sociais e Ciências da Saúde e Medicina, em diversos países.

O pavilhão é uma ótima oportunidade para quem deseja ter uma experiência de sucesso estudando fora do Brasil, além de adicionar um valioso diferencial ao futuro profissional.

Portugal traz mais de 40 instituições

Nos últimos 5 anos, Portugal teve um crescimento significativo no número de estudantes brasileiros a procura de graduação e pós-graduação. Por isso, cerca de 40 instituições portuguesas, dentre elas institutos politécnicos, universidades privadas e públicas, virão ao país participar do Salão do Estudante.

Além da maioria das instituições aceitar as notas do Eenm como processo seletivo para o ingresso no sistema de ensino superior no país, esse crescimento também é devido ao valor dos cursos, muitas vezes mais baratos quando comparados aos do Brasil.

Instituições governamentais

Também estarão presentes órgãos oficiais de governos, que representam outras centenas de universidades, como a Education USA, do Governo norte-americano, a Campus France, do Governo francês, o Study in Sweden, do Governo Sueco, o Instituto Nacional de Promoción Turistica, da Argentina e o Study in Japan, do Japão. Já o British Council, do Reino Unido, dará mais informações sobre o IELTS, exame internacional oficial de inglês, altamente reconhecido pelas principais universidades internacionais.

Para participar do evento é preciso se registrar por meio do site:
www.salaodoestudante.com.br

Serviço – Salão do Estudante
São Paulo
Data: 16 e 17 de março
Horário: 14h às 19h
Local: Centro de Eventos do Colégio São Luís
Endereço: Rua Luís Coelho, 323 – Consolação – São Paulo – SP