Restauração de quadro espanhol deforma rosto de Virgem Maria e gera comparação com ‘Ecce homo’

Pintura do artista barroco Bartolomé Esteban Murillo foi desfigurada após duas tentativas de restauração. Nas redes, internautas lembraram outro quadro deformado na Espanha, em 2012. A restauração de um quadro do artista barroco espanhol Bartolomé Esteban Murillo, que representava a Virgem Maria, deixou a imagem deformada, e gerou comparações com a pintura “Ecce homo”, que teve o mesmo problema em 2012.
De acordo com o jornal britânico “The Guardian”, o quadro de Murillo estava em uma coleção particular em Valencia, na Espanha, e o dono pagou 1 mil libras (cerca de R$ 6,5 mil) a um restaurador amador.
O restaurador tentou por duas vezes retocar o rosto do quadro do século 15, mas o resultado estragou o quadro.
Initial plugin text
Segundo o “Guardian”, após este caso, profissionais de arte na Espanha estão pedindo por leis mais restritivas para impedir este tipo de dano ao patrimônio histórico e artístico do país.
Nas redes sociais, internautas fizeram comparações com a restauração de “Ecco homo” feita pela espanhola Cecilia Jimenez.
Ela foi apelidada de a “pior restauradora do mundo” depois que tentou recuperar o afresco do século 19 pintado em uma das paredes do Santuário de Misericórdia de Borja.
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text