Renault Sandero, Stepway e Logan ganham câmbio CVT e cara nova na linha 2020


Modelos também passam a ter também airbags laterais e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay. Renault Logan 2020
Celso Tavares/G1
A Renault apresentou nesta quarta-feira (24) todas as novidades da linha 2020 das gamas Sandero, Stepway e Logan. O G1 já andou no Sandero com câmbio CVT – principal mudança dos modelos, seguida por alterações visuais e adição de equipamentos.
Todos as novidades já estão nas lojas a partir de R$ 46.990 para o Sandero, de R$ 61.190 para o Stepway e R$ R$ 50.490 para o Logan.
Veja todos os detalhes e preços de cada modelo:
Sandero
Renault Sandero 2020
Celso Tavares/G1
Sandero Life 1.0: R$ 46.990
Sandero Zen 1.0: R$ 49.990
Sandero Zen 1.6: R$ 55.990
Sandero Zen 1.6 CVT: R$ 62.990
Sandero Intense 1.6 CVT: R$ 65.490
Sandero R.S. 2.0: R$ 69.690
O hatch, ao lado do Stepway, foi quem mais passou por mudanças na aparência. A dianteira ganhou aberturas maiores, grade com acabamento cromado e logotipo maior, e faróis com novo arranjo e LEDs com função diurna. O tom de azul das imagens é novo e exclusivo do Sandero.
Na traseira, as lanternas agora têm desenho semelhante ao das vistas no novo Mégane europeu. Elas invadem a tampa do porta-malas e também adotam iluminação com LEDs.
A tampa do porta-malas também foi redesenhada e a abertura agora é feita por meio de um botão no centro do logo da Renault.
Sandero CVT tem molduras plásticas de fábrica
Celso Tavares/G1
De lado, o hatch tem calotas e rodas de liga leve com novos desenhos. Para as versões com câmbio CVT, há molduras plásticas nos para-lamas e suspensão mais alta. Por dentro, ele ganha novo volante, acabamento do teto escurecido e bancos com novo desenho.
A versão R.S. tem algumas diferenças. As rodas de 17 polegadas ganham acabamento diamantado, faixas laterais com a bandeira da França e opção de pintura vermelha. A dianteira segue sem mudanças. Por dentro, o apoio de braços das portas ganha revestimento macio com estampa de fibra de carbono.
Volante é novo, assim como o acabamento escuro das colunas e do teto
Celso Tavares/G1
Entre os equipamentos de série, a principal novidade é a adição dos airbags laterais, somando 4 com os frontais obrigatórios.
Ancoragem para cadeirinhas (com fixação do tipo Isofix), direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, chave canivete e rodas de 15 polegadas com calotas também são de fábrica desde a versão Life 1.0.
Sandero R.S. ganha rodas diamantadas, faixas laterais e nova opção de cor vermelha para a carroceria.
Celso Tavares/G1
A Zen (1.0 ou 1.6) acrescenta central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, volante com comandos, sensores de estacionamento, banco e volante com ajustes de altura, computador de bordo, alarme e start-stop, que desliga o motor em paradas e torna a ligá-lo automaticamente assim que a embreagem é pressionada (este último apenas para os 1.6).
A Zen 1.6 CVT adiciona aos anteriores, além do câmbio CVT, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas e roda de 16 polegadas.
Linha 2020 do Sandero passa comandos dianteiros dos vidros traseiros para a porta do motorista; R.S. tem apoio com estampa de fibra de carbono
Celso Tavares/G1
Para a Intense 1.6 CVT o pacote acrescenta ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros traseiros e retrovisores elétricos, piloto automático e rodas de liga leve.
O esportivo R.S. tem todos os itens da versão anterior, além das rodas aro 17 e acabamento exclusivo.
Stepway
Stepway 2020 ganha emancipação da linha Sandero
Celso Tavares/G1
Stepway Zen 1.6: R$ 61.190
Stepway Intense 1.6 CVT: R$ 70.990
Stepway Iconic 1.6 CVT: R$ 73.090
O Stepway ganha sua emancipação oficial e passa a ser um modelo a mais na linha, não apenas uma configuração aventureira do Sandero.
A Renault, inclusive, adota a mesma estratégia de marketing já utilizada no “caçula” Kwid e passa a chamá-lo de “SUV” – mesmo que nenhuma alteração mecânica ou nas dimensões tenham sido feitas desde que o modelo era tratado como um hatch aventureiro.
A marca justifica o visual robusto e o fato de que ele atende a quantidade mínima de requisitos (4 de 5) do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para ser um SUV. O vão livre de 18,5 cm é um deles (o Inmetro estabelece o mínimo de 18 cm).
As mudanças visuais seguem as do Sandero, com novos faróis e lanternas, grade maior, além de rodas redesenhadas. A diferença fica para os para-choques, de aparência aventureira e com maior quantidade de plásticos sem pintura. O tom de bege também é novidade e exclusivo para o modelo.
Lanternas do Stepway têm lentes escurecidas
Celso Tavares/G1
De série desde a versão Zen, há 4 airbags, Isofix, sensores de estacionamento, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, chave canivete, rádio, start-stop e rodas aro 16.
A Intense CVT acrescenta central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado automático, câmera de ré, vidros traseiros e retrovisores elétricos, piloto automático e roda de liga leve aro 16.
A topo de linha Iconic CVT adiciona bancos de couro, sensor de chuva e faróis automáticos.
Logan
Logan também ganha apliques plásticos quando equipado com câmbio CVT
Celso Tavares/G1
Logan Life 1.0: R$ 50.490
Logan Zen 1.0: R$ 53.490
Logan Zen 1.6: R$ 59.490
Logan Zen 1.6 CVT: R$ 66.490
Logan Intense 1.6 CVT: R$ 68.990
Logan Iconic 1.6 CVT: R$ 71.090
O sedã recebe as mesmas alterações estéticas e de equipamentos do Sandero, incluindo as molduras plásticas nos para-lamas. As exclusividades ficam para a tonalidade cinza da carroceria e a versão Iconic, assim como no Stepway. A traseira não passou por nenhuma mudança.
Entre os equipamentos de série, desde a versão Life 1.0 há airbags laterais, somando 4 com os frontais obrigatórios, Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, chave canivete e rodas de 16 polegadas com calotas.
A Zen (1.0 ou 1.6) acrescenta central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, volante com comandos, sensores de estacionamento, banco e volante com ajustes de altura, computador de bordo, alarme e start-stop (este último apenas para os 1.6).
Sedã não teve nenhuma mudança na traseira
Celso Tavares/G1
A Zen 1.6 CVT adiciona aos anteriores, além do câmbio CVT, controle de estabilidade e assistente de partida em rampas.
Para a Intense 1.6 CVT o pacote acrescenta ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros traseiros e retrovisores elétricos, piloto automático e rodas de liga leve.
Há ainda a topo de linha Iconic 1.6 CVT, acrescentando bancos de couro, sensor de chuva e faróis automáticos.
Sandero R.S. é o único que não tem novidades na dianteira
Celso Tavares/G1
Mecânica
As configurações Life e Zen dos modelos são equipadas com motor 1.0 de três cilindros com até 82 cavalos de potência e 10,5 kgfm de torque, sempre com câmbio manual.
Nas versões Zen, Intense e Iconic, eles têm motor 1.6 de quatro cilindros com até 118 cavalos de potência e 16 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual ou automático CVT. Apenas o Sandero R.S. é equipado com o 2.0 de 150 cavalos e 20,9 kgfm.