Regina Porter e Jeferson Tenório são confirmados para a Flip 2020


18ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty acontece de 3 a 6 de dezembro virtualmente. José Miguel Wisnik, ensaísta e crítico literário, na Flip 2019
Walter Craveiro/Flip/Divulgação
A escritora estadunidense Regina Porter e o escritor brasileiro Jeferson Tenório tiveram presença confirmada na confirmados da 18ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece de 3 a 6 de dezembro virtualmente.
Os autores vão dividir uma mesa com debates sobre racismo e desigualdade e falar sobre seus livros: “Os Viajantes”, de Porter, e “O avesso da pele”, de Tenório.
Porter é uma dramaturga premiada. Neste seu primeiro romance, lançado em julho de 2019, ela narra a história de duas famílias, uma negra e uma branca, que começa após a segunda guerra mundial e se desenvolve por seis décadas.
Tenório é escritor e professor. Seu último romance acompanha um jovem que tem o pai assassinado pela polícia e vai tentar resgatar a história da família.
Quanto custa e quanto pode custar um livro no Brasil
Como livrarias passam pela pandemia
Outros autores confirmados são Bernardine Evaristo, autora de “Garota, Mulher, Outras e vencedora do Booker Prize 2019; Pilar Quintana, autora de “A Cachorra”; Itamar Vieira Junior, autor de “Torto Arado” e vencedor do Prêmio Leya de 2018; e Eileen Myles, autora de “Chelsea Girls”.
Flip virtual
A Flip)2020 será em formato virtual devido à pandemia de coronavírus. A programação da 18ª edição do evento será composta por mesas transmitidas ao vivo em plataforma própria e nas redes sociais da Festa, além de vídeos gravados, eventos paralelos e programações de parceiros.
Inicialmente, a Flip 2020 estava prevista para acontecer de 29 de julho a 2 de agosto, mas foi adiada para novembro em um primeiro momento. Agora, em seu formato virtual, a festa literária está programada para acontecer entre 3 e 6 de dezembro de 2020.
Estão confirmadas as presenças de autores internacionais como a britânica Bernardine Evaristo (Londres, 1959 – vencedora do Booker Prize 2019), a colombiana Pilar Quintana (Cali – Colômbia 1972) e o brasileiro Itamar Vieira Junior (Salvador-BA, 1979) para as mesas ao vivo.
“Este é um ano atípico, por isso optamos por este formato. A Flip Virtual contará com uma linguagem própria que respeita o sentido original e o espírito da Festa: ser mais do que um mero evento, estabelecendo uma relação duradoura e permeável com Paraty”, explica Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip.
Flip 2020 é adiada para novembro por causa do novo coronavírus
VÍDEOS: Semana Pop explica temas do entretenimento