“Quantidade de pessoas foi bem menor”, observa funcionário de faculdade que trabalha no Enem em São Carlos


O supervisor comercial de uma instituição de ensino à distância, Getúlio Rogério Lourenço, acredita que candidatos ficaram inseguros com a prova este ano. Entrada de candidatos do Enem no campus da Unicep
Raquel Baes/G1
Supervisor comercial de uma instituição de ensino à distância que trabalhou neste domingo (21), na entrada de um dos locais de prova no Enem , Getúlio Rogério Lourenço, 38 anos, estranhou a movimentação de candidatos no campus da Unicep, em São Carlos (SP).
“A quantidade de pessoas foi bem menor. Entre 9h e 10h da manhã já começava a concentração de pessoas e esse ano não teve concentração, veio um fluxo mais calmo e a gente percebeu um volume menor. O trânsito em frente ao local que a gente fica nos anos anteriores era mais lento, mas travado por conta do pessoal chegando para realizar a prova, esse ano fluiu tranquilamente, a gente percebeu um fluxo bem menor”, analisou Lourenço que há quatro anos acompanha a aplicação do Enem em São Carlos.
Segundo o Inep, este ano o Enem teve o menor número de inscrições registrado desde 2005, com 3.109.762 candidatos. Houve ainda uma redução mais acentuada na participação de pretos, pardos e indígenas em comparação com a última edição da prova.
RESOLUÇÃO DO ENEM 2021, AO VIVO: g1 corrigirá a prova a partir das 18h30, no domingo
Após passar no Encceja este ano, doméstica de 51 anos presta o Enem pela primeira vez em São Carlos: “Recomeçar a vida”
Estudantes de São Carlos chegam ao local de prova do Enem com a família: “É a força que a gente tem”
Para Lourenço, as dificuldades causadas pela pandemia contribuíram para a diminuição de candidatos.
“Um pouco do receio pós pandemia, teve questões burocráticas de isenção de inscrição, e ainda a insegurança em realizar a prova pelo pessoal que veio do ensino médio que ficou um tempo em casa, a gente percebe a insegurança em realizar a prova nesse momento”, diz.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara.