Quais filmes trazem mais alegria? Pesquisador investiga gêneros que melhoram o humor


Títulos como “Simplesmente amor”, “O fabuloso destino de Amélie Poulain” e “Uma linda mulher” foram citados entre os 450 participantes de pesquisa alemã. Richard Gere e Julia Roberts em ‘Uma linda mulher’
Divulgação
Quais filmes trazem bem-estar? A relação entre o gênero cinematográfico escolhido e o humor dos espectadores foi investigada por Keyvan Sarkhosh, do Max Planck Institute, na Alemanha. O artigo foi publicado pela revista especializada “Projections”.
Em sua análise, Sarkhosh diz que os filmes considerados alegres são muitas vezes descartados e rotulados como um “entretenimento sentimental e intelectualmente pouco exigente”.
Por meio de uma entrevista com 450 pessoas da Alemanha, da Áustria, da Bélgica e da Suíça, ele perguntou quais eram as características dos títulos que, segundo os participantes, traziam mais alegria e bem-estar.
Em entrevista ao G1, o autor disse que, apesar da ideia de os filmes “good vibe” serem “intelectualmente pouco exigentes”, eles são rejeitados por um grupo específico de pessoas. Segundo ele, esses lançamentos são populares em diferentes círculos, com gênero e idade diferentes.
Ele explica que as mulheres têm uma preferência pelos filmes mais leves, mas que isso não significa que os homens não gostem de filmes românticos e alegres. Ele cita três exemplos que são particularmente adorados pelos entrevistados do sexo masculino: “Forrest Gump”, “O grande Lebowski” e “Feitiço do tempo”.
Existem também filmes que foram uma unanimidade entre os participantes, independentemente do sexo.
É o caso de “Simplesmente amor”, “O Fabuloso destino de Amélie Poulain” e “Uma linda mulher”. Os três, de acordo com a maioria dos entrevistados homens e mulheres, são bons títulos para trazer bem-estar.
Audrey Tatou em ‘O fabuloso destino de Amélie Poulain’
Divulgação
“O que esses filmes têm em comum é a combinação da comédia e do drama com elementos de um romance, assim como boa parte dos contos de fadas”, explica Sarkhosh.
“No entanto, não são inteiramente “melados”, alegres e positivos com relação às respostas emocionais que são desencadeadas. Eles trazem alegria, mas também incluem uma boa parcela de sentimentos negativos. Na verdade, a mistura de comédia despreocupada com um drama emocionalmente comovente pode ser considerada uma característica-chave dos filmes que trazem bem-estar”.
Outro ponto importante abordado no estudo é que muitos dos espectadores disseram que, mesmo que os filmes “good vibe” possam ser sentimentais, não necessariamente eles eram bregas, e muito menos tecnicamente ruins.
Vídeos: Viva Você