Procon-SP notifica WhatsApp por apagão do aplicativo


Órgão de defesa do consumidor quer saber motivos que levaram à pane e indicou que falhas internas não eximem a plataforma de responsabilidade. WhatsApp
REUTERS/Thomas White
O Procon-SP notificou o WhatsApp por conta do apagão registrado pelo serviço durante quase 6 horas na última segunda-feira (4). A falha também impediu acesso ao Facebook e ao Instagram.
A notificação questiona os motivos que levaram à queda do WhatsApp. Ao informar sobre a decisão, o diretor do Procon-SP, Fernando Capez, apontou que muitas pessoas sofreram prejuízos por conta da queda do aplicativo.
“Somente em caso fortuito externo, que é um terremoto ou um evento muito forte, poderá isentar o WhatsApp de responsabilidade”, disse Capez.
WhatsApp, Facebook e Instagram: o que é backbone e como ocorreu a pane
Pequenos empresários são afetados por pane no WhatsApp e Instagram
Apagão expõe dependência mundial das redes de Zuckerberg
“Falhas internas não eximem a responsabilidade da prestadora de serviço”, continuou. “O consumidor que se sentir prejudicado com a queda do sinal deverá aguardar as informações prestadas pelo WhatsApp ao Procon”, continuou.
O g1 entrou em contato com o WhatsApp e aguarda o posicionamento da empresa.
Pane no Facebook
A empresa afirmou na noite de segunda-feira que o problema foi causado por um defeito durante a alteração em suas configurações.
“Queremos esclarecer que acreditamos que a causa da queda foi uma mudança de configuração”, disse a companhia.
Telegram registra mais de 70 milhões de usuários novos durante pane do WhatsApp
Como funcionam as alternativas SMS, Telegram, Signal, Twitter e Discord
A falha estava nos roteadores de backbone, uma espécie de espinha dorsal de um sistema – entenda como ocorreu a pane. Em seu comunicado, o Facebook pediu desculpas aos usuários pelo apagão.
“A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”.
Pane global: entenda 4 pontos sobre a queda dos aplicativos