Pretinho da Serrinha e Tiee tomam partido das mulheres com ‘Mais um samba de amor pra Maria’


♪ Em setembro de 2019, Pretinho da Serrinha gravou quatro músicas com produção musical de Wilson Prateado. A primeira do lote, Poder pra nossa gente (Pretinho da Serrinha e Prateado, 2019), foi lançada naquele ano, precisamente em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
A segunda música desse lote a ser posta na roda digital – Mais um samba de amor pra Maria, partido alto composto por Pretinho com Leandro Fab – surge somente nesta sexta-feira, 2 de abril de 2021, em single gravado pelo artista carioca com o pagodeiro fluminense Tiee e editado via Sony Music.
No samba, Pretinho e Tiee tomam partido das mulheres ao unirem forças e vozes para propagar versos como “Maria não faz mais feijão / Maria não traz o café / Hoje é a Maria quem manda no tal do José”.
Com a composição deste partido alto que celebra a mulher sem o prisma machista de muitos sambas de tempos idos, Pretinho da Serrinha e Leandro Fab corrigem distorções na abordagem da presença feminina nesse universo historicamente resistente às conquistas de mulheres como Dona Ivone Lara (1922 – 2018).
Capa do single ‘Mais um samba de amor pra Maria’, de Pretinho da Serrinha e Tiee
Divulgação
“O samba ainda é um espaço machista. Já foi muito pior, mas ainda é. Então, cada vez que fazemos um samba desse, é mais um reconhecimento, um pedido de desculpas. Graças a Deus, venho da Serrinha e a minha maior referência artística é Dona Ivone Lara. Então já cresci sabendo que havia mulheres no samba, já cresci sabendo que elas tinham o espaço delas, que elas eram muito boas, que cantavam, tocavam, escreviam…”, contextualiza Pretinho da Serrinha, cantor, compositor e percussionista nascido Ângelo Vitor Simplício da Silva.
Mais um samba de amor pra Maria foi composto pelos autores com a intenção de ser samba romântico feito para a voz de Maria Rita, mas ganhou a forma de partido alto em que Pretinho e Leandro Fab celebram o poder feminino.
O single Mais um samba de amor pra Maria entra em rotação juntamente com clipe filmado em estúdio por Pretinho da Serrinha e Tiee sob direção de Fernando Barcellos.