Portões abrem mais cedo em locais de prova do Enem com menos candidatos que na edição anterior


Candidatos puderam entrar na Uece a partir de 11h15. Portões da Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza, abrem 15 minutos antes do previsto para o Enem
Helene Santos/SVM
Os portões da Universidade Estadual do Ceará (Uece), um dos principais locais de prova do Enem em Fortaleza, abriram às 11h15, 15 minutos antes do previsto. No momento da abertura, poucas pessoas aguardavam na entrada, que não registrou aglomeração.
Os candidatos utilizam máscaras e têm sua temperatura aferida antes de entrar na universidade, protocolo previsto nesta edição do exame. No momento da abertura, havia bem menos candidatos do que no mesmo momento da edição 2019 do Enem. (Compare nas fotos abaixo.)
Nos corredores da universidade, os candidatos não seguiram as marcações do piso, descumprindo as normas de distanciamento social.
Candidatos esperam para entrar nas salas de prova, Uece, em Fortaleza
Helene Santos/SVM
Liceu do Ceará
No colégio Liceu do Ceará, a abertura ocorreu às 11h26 e teve pouca movimentação. Poucas pessoas esperavam na entrada da unidade.
O porteiro Janderson Ramos Santana, de 27 anos, foi o primeiro a chegar no Liceu, por volta de 10h20. Ele vai prestar o Enem para ingressar no curso de medicina veterinária.
Janderson conta que se sente preparado para a prova, pois sua rotina de trabalho em 2020 foi tranquila, o que permitiu focar nos estudos. “Estudar foi mais fácil que nos outros anos, teve que ficar em casa, mais tempo para estudar, para revisar os conteúdos das provas passadas”, afirmou.
Momento da abertura dos portões da UECE para receber candidatos do Enem nas edições 2019 (acima) e 2020 (abaixo)
G1
Maior vestibular do país
O Enem ocorre neste domingo (15) para mais de 5,5 milhões de candidatos em todo o Brasil, em meio ao pior cenário da pandemia de Covid-19. No Ceará, são 320 mil pessoas aptas a fazer a prova. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começa neste domingo (17) para mais de 5,5 milhões de candidatos confirmados, em meio à alta no número de casos de coronavírus.
O Enem é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies). Candidatos ouvidos pelo G1 dizem estar pressionados entre o sonho de ter uma graduação e o risco de se contaminar.
Os estudantes terão 5h30 neste domingo (17) para escrever a redação e responder a 90 questões de múltipla escolha (45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias).
No próximo domingo (24), serão 5h para responder a mais 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).
Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 minuto: