Porsche lança o Taycan, seu primeiro veículo elétrico


Esportivo de quatro portas tem 761 cavalos, e pode rodar 450 km com uma carga da bateria. Ele deve ser o maior concorrente do Tesla Model S. Porsche Taycan
André Paixão/G1
A Porsche apresentou nesta quarta-feira (4) em Neuhardenberg, cidade a 80 km de Berlim, na Alemanha, o Taycan, o primeiro veículo elétrico de sua história. A montadora disse que ainda não tem preços confirmados para o Brasil.
Ele é um sedã com jeito de cupê, tem 4 portas, e porte semelhante ao do Panamera. Serão duas versões do veículo: Turbo e Turbo S. Seu principal concorrente será o Tesla Model S.
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A versão Turbo S utiliza motores elétricos que somam 761 cavalos. Isso garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos – marca melhor até do que a do 911 Carrera S. Para chegar aos 200 km/h, o tempo é 9,8 segundos. Sua velocidade máxima é de 260 km/h.
Porsche Taycan
André Paixão/G1
O motor do Taycan terá torque de 107 kgfm, cerca de 10 vezes mais que um carro popular com motor 1.0. O veículo também vai contar com um câmbio de duas velocidades, uma para arrancadas e outra para retomadas.
Porsche Taycan
André Paixão/G1
Por outro lado, a pegada ecológica está na autonomia de 450 km. A Porsche promete uma revolução no modo de carregar o veículo. Será o primeiro carro com sistema de 800V para carregamento, permitindo que o Taycan tenha 100 km de autonomia em apenas 5 minutos.
Em 15 minutos, o veículo pode recuperar 80% da carga – hoje a média do mercado é de aproximadamente 40 minutos.
Várias telas
Painel do Porsche Taycan
André Paixão/G1
Para “peitar” o Model S, a Porsche resolveu usar não uma tela gigante, mas até 4 telas menores. Uma delas é o quadro de instrumentos, de impressionantes 16,8 polegadas. Além dela, há a central multimídia de 10,9 polegadas, além de uma auxiliar, logo abaixo.
Por fim, opcionalmente, o cliente ainda pode incluir uma direcionada para o passageiro dianteiro.
Essa é a maior diferença da cabine do Taycan para a do 911. A própria Porsche admite a inspiração na primeira geração do esportivo, de 1963, para desenhar o interior do novo modelo elétrico. Isso vale para os elementos dispostos horizontalmente.