Por problemas elétricos, campus de Campinas do Instituto Federal de SP suspende atividades


Aulas e a parte administrativa do instituto estão paralisadas. Na próxima semana, a diretoria deve se reunir para definir o que será feito, informou em comunicado. Campus de Campinas do Instituto Federal de São Paulo suspende atividades
Divulgação/IFSP Campinas
O campus de Campinas (SP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) informou que todas as atividades estão suspensas a partir desta quinta-feira (27) por tempo indeterminado. Segundo comunicado divulgado pela diretoria, o prédio está com problemas de instabilidade no sistema elétrico. Veja nota na íntegra abaixo.
O instituto alegou que os reparos, que começaram antes do carnaval, ainda não foram concluídos e que vai aguardar uma inspeção com laudo técnico para saber quais espaços poderão ser utilizados. O IFSP afirmou ainda que as aulas serão repostas e que na próxima semana se reunirá para esclarecer o que será feito.
O prédio recém-inaugurado no bairro Satélite Íris, na região do Campo Grande, custou aos cofres públicos cerca de R$ 16 milhões e atende cerca de mil alunos. Até dezembro de 2019, o campus de Campinas do IFSP funcionava nas dependências do CTI Renato Archer, na região dos Amarais.
A mudança foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) em novembro do ano passado. A transferência tinha o objetivo de conter despesas e usar de forma adequada o equipamento público, informava o comunicado do MEC.
Suspensão e críticas
Em suas redes sociais, o instituto havia publicado há uma semana a identificação dos problemas no fornecimento de energia e afirmou que o sistema de alimentação elétrica era provisório. Os reparos começaram na última quinta-feira (20) e as atividades foram suspensas também no dia seguinte, sexta (21), com a promessa de retorno após o feriado de carnaval.
“Após o restabelecimento da ligação provisória, permanecerá a suspensão das atividades laboratoriais, estando apenas disponíveis as salas de aula até que a ligação elétrica definitiva seja realizada. Todos os esforços, junto à Reitoria, especificamente à Diretoria de Infraestrutura e Expansão, estão sendo realizados para que o problema seja sanado o mais brevemente possível”, informou a nota.
Com a publicação do novo comunicado de suspensão por tempo indeterminado, diversos alunos criticaram as instalações do instituto nas redes sociais. Os estudantes afirmaram que as mudança foi para o novo prédio foi realizada às pressas e de forma precipitada.
Sobre as críticas dos estudantes, o G1 tentou entrar em contato com a diretoria do Instituto, mas ninguém atendeu as ligações.
Veja nota na íntegra:
Considerando os recentes episódios de instabilidade apresentados pelo sistema de alimentação elétrica provisória do câmpus Campinas e que os reparos necessários ainda não foram concluídos pela empresa responsável pela obra, a Direção do câmpus Campinas, juntamente a equipe de gestores da unidade, comunicam a suspensão das atividades administrativas e educacionais, por tempo indeterminado, até que seja feita inspeção com laudo técnico, indicando que os espaços podem ser utilizados.
A medida visa garantir a segurança dos usuários e do patrimônio público.
Ao longo da próxima semana serão realizadas reuniões para esclarecimentos à comunidade acadêmica e ao público em geral.
O calendário de reposição de atividades será elaborado e divulgado após o retorno das atividades.
Comunicado do campus de Campinas do IFSP publicado no site do instituto
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no G1 Campinas