Pitty documenta disco e turnê ‘Matriz’ em DVD duplo que reúne filme e gravação de show na Bahia


♪ Formato que caiu em desuso no mercado fonográfico com a expansão das plataformas audiovisuais de streaming, o DVD é artigo cada vez mais raro nas lojas físicas e virtuais.
Indo na contramão dessa tendência mercadológica, para felicidade dos colecionadores de discos em mídias físicas, a gravadora Deck põe nas lojas – a partir de segunda-feira, 7 de dezembro – um DVD duplo de Pitty.
Intitulado Matriz – Arquivos completos, esse DVD duplo reúne registros tanto do quinto e por ora último álbum solo de estúdio da artista baiana, Matriz (2019), como da turnê do show decorrente do disco, também intitulada Matriz e captada em 30 de novembro de 2019, sob direção de Daniel Ferro, em apresentação do show da artista na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, na cidade natal de Pitty, Salvador (BA).
Além do tradicional making of com cenas de bastidores, o primeiro DVD de Matriz – Arquivos completos apresenta essa gravação do show, perpetuando a apresentação em que Pitty recebeu os convidados do álbum Matriz – Lazzo Matumbi e Larissa Luz, além da própria BaianaSystem – em roteiro que extrapolou o repertório do disco.
Além das músicas do álbum, a cantora rebobinou música do repertório do duo Agridoce (Dançando, parceria de Pitty e Martin lançada em 2011 no único álbum de estúdio da dupla de folk) entre sucessos autorais da artista, como Equalize (2003), Máscara (2003, com adesão de Larissa Luz), Teto de vidro (2003), Na sua estante (2005) e Serpente (2014).
Capa, contracapa e encarte do DVD ‘Matriz – Arquivos completos’, de Pitty
Divulgação
O segundo DVD exibe o documentário Matriz.doc, dirigido por Otavio Sousa e já exibido em festival. Neste filme de cerca de uma hora, Pitty descortina os bastidores da gravação do disco Matriz ao mesmo tempo em que rememora a trajetória artística, com direito a imagens dos primeiros shows da cantora.
No conteúdo adicional do DVD 2, há VideoTrackz, minissérie produzida para o stories do Instagram com inspiração nas músicas do álbum Matriz, e também os clipes de Te conecta (Pitty, 2018), Noite inteira (Pitty, Martin e Gui Almeida, 2019), Bicho solto (Pitty, 2019), Ninguém é de ninguém (Pitty e Daniel Weskler, 2019), Submersa (Pitty, 2019) e Motor (Teago Oliveira, 2013), sendo que o vídeo dessa última faixa ainda é inédito.
Para quem abre mão da mídia física e da imagem, o áudio da gravação do show Matriz gera álbum ao vivo programado para ser lançado na sexta-feira, 4 de dezembro, somente em edição digital.