Pesquisadores batizam nova espécie de cobra com homenagem a personagem de ‘Harry Potter’


Nome da ‘Trimeresurus salazar’ faz menção a um dos fundadores da escola de magia de Hogwarts, Salazar Sonserina, que conseguia falar com cobras. Trimeresurus salazar, nova espécie de cobra descoberta na índia, teve nome escolhido em homenagem a personagem de ‘Harry Potter’
Divulgação
Pesquisadores indianos se inspiraram na série de livros e filmes de “Harry Potter” para batizar uma nova espécie de cobra descoberta na região de Arunachal Pradesh, na Índia. A víbora venenosa de tom verde vívido foi batizada de Trimeresurus salazar.
A homenagem faz referência a Salazar Sonserina, um dos fundadores da escola de magia de Hogwarts, onde o personagem principal dos livros estuda. Na história, Sonserina era conhecido por ter a habilidade de se comunicar com cobras.
A nova espécie foi mostrada em um estudo publicado este mês na revista científica “Zoosystematics and Evolution”. O estudo foi comandado por Zeeshan A. Ayaz Mirza, do Centro Nacional para Ciências Biológicas de Bengaluru, e Harshal S. Bhosale, da Sociedade de História Natural de Bombai.
No estudo, os pesquisadores concluem que a Trimeresurus salazar pertence ao gênero Trimeresurus Lacépède, que inclui “serpentes venenosas carismáticas com espécies morfologicamente e ecologicamente diversas”.
A “víbora de salazar” se distingue, entre outros detalhes, por uma faixa laranja-avermelhada na lateral da cabeça nos machos. Essa é a quinta espécie de répteis descoberta na região de Arunachal Pradesh em pouco mais de um ano.
Trimeresurus salazar, nova espécie de cobra descoberta na índia, teve nome escolhido em homenagem a personagem de ‘Harry Potter’
Divulgação