Pesquisa mostra que maioria dos fãs brasileiros querem aprender 2ª língua ouvindo música


Entre seis países, Brasil é o que tem mais ouvintes com interesse em aprender língua com músicas estrangeiras (62%). Audição de faixas em espanhol disparou 700% em cinco anos aqui. Shakira e Jennifer Lopez no Super Bowl 2020
Mike Blake / Reuters
Uma pesquisa realizada no Brasil, México, EUA, Reino Unido, França e Itália indicou que os fãs brasileiros são os que mais têm interesse em aprender uma segunda língua através do consumo de músicas estrangeiras.
No Brasil, 62% pensam em aprender línguas ao ouvir músicas em outros idiomas. O México ficou logo atrás, com 61%. O levantamento foi realizado com 12 mil ouvintes pela Deezer, plataforma de streaming, junto com a empresa Fly Research.
Dados da Deezer mostram o espanhol em alta nos últimos cinco anos – músicas no idioma tiveram crescimento de streaming de mais de 700% no Brasil.
No total, 90% dos entrevistados dizem que ouvir música ajuda a dominar uma nova língua. A principal vantagem, segundo os entrevistados, é aprimorar a pronúncia. (30%), o vocabulário (31%) e a memorização (29%).
Um quinto dos participantes homens (20%) nos seis países afirmam ter usado letras de músicas estrangeiras em cantadas, em comparação com 7% das mulheres.