Pernas inchadas na gestação, como Jessica Simpson, merecem atenção

Tornozelo de Jessica aos sete meses de gestação e três meses após o parto

Tornozelo de Jessica aos sete meses de gestação e três meses após o parto
Reprodução/Instagram

A cantora norte-americana Jessica Simpson, 38, postou uma foto em seu Instagram na última terça-feira (18), afirmando que finalmente conseguia ver seus tornozelos. Em janeiro, Jesssica mostrou que seus pés ficaram muito inchados por conta de sua terceira gestação. Sua filha, Birdie Mae Johnson, nasceu em março deste ano.

De acordo com o cirurgião vascular Fábio Martini, do Hospital São Francisco, em Mogi Guaçu (SP), é normal que as mulheres passem por inchaços e retenham líquidos durante a gravidez, pois seus corpos passam por inúmeras mudanças. 

Leia também: Conheça as causas da retenção de líquido no corpo e como evitá-la

“Por conta do bebê, o volume de sangue aumenta no corpo, o peso do feto faz com que o retorno venoso seja dificultado, pode haver aumento de peso e as alterações hormonais podem fragilizar as paredes dos vasos sanguíneos, acumulando líquidos fora deles. Tudo isso faz com que haja uma maior propenção de a mulher reter líquidos e ficar inchada”, afirma Martini.

O cirurgião afirma que, se o inchaço for causado apenas por retenção líquida, a condição não oferece qualquer risco para o bebê ou para a mãe. Porém, o médico explica que mulheres que estejam no final da gestação, que tenham ganhado muito peso e que estejam com dificuldades de locomoção, por conta das alterações hormonais, têm de três a cinco vezes mais chances de desenvolver uma trombose.

Saiba mais: Ficar muito tempo em pé e levantar peso aumentam varizes nas pernas

“A gestante deve ficar atenta e buscar orientação médica. Se o médico vascular achar necessário, ele pode solicitar um exame e um ultrassom doppler para analisar se há alguma trombose. Isso pode evoluir para uma embolia e colocar em risco a vida da mãe e do bebê”, afirma.

Ambos os problemas podem ser evitados. De acordo com o cirurgião, medidas para levar uma vida saudável podem evitar complicações na gestação, como não ganhar peso e realizar atividades físicas de baixo impacto, como caminhada, pilates, bicicleta e hidroginástica.

Veja também: Pernas e pés inchados? Veja como evitar a retenção de líquidos

Martini orienta que a grávida não passe muito tempo em pé nem muito tempo sentada, evite usar saltos muito altos, dando preferência aos saltos de 2 cm a 3 cm, utilize meias elásticas de compressão conforme a recomendação médica e, caso fique inchada, eleve os pés em 30 graus, além de recomendar a drenagem linfática que ajuda no retorno venoso.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Risco de trombose por uso de anticoncepcional é baixo. Saiba mais: