Peças feitas por empreendedoras de Pernambuco com material reciclado participam do São Paulo Fashion Week


Etiquetas desfiadas foram transformadas em vestido por uma das mulheres. Participantes foram alunas de projeto de extensão da UPE. Pernambuco vai ser representado no São Paulo Fashion Week
Peças desenvolvidas por empreendedoras e estilistas de Pernambuco vão participar do maior evento de moda do Brasil, o São Paulo Fashion Week + Regeneração. Parte das peças foram confeccionadas com material reciclado (veja vídeo acima).
O grupo pernambucano, nos últimos dois meses, recebeu treinamento de uma equipe do evento. Essas mulheres são ex-alunas da Modateca, curso de extensão da Universidade de Pernambuco (UPE) que já capacitou mais de 300 mulheres em gestão de moda.
“Escolhemos duas [das ex-alunas] representando o grupo todo que estão participando dentro de um projeto colaborativo que a gente está chamando de Sampler. A gente está trazendo [para São Paulo] vários produtos das mulheres aqui de Pernambuco através do design e moda autoral e também de outros parceiros”, falou a coordenadora da Modateca, Izabele Barros.
A empreendedora Salamandra utilizou etiquetas desfiadas de roupas, que iriam para o lixo, para fazer um vestido. A proposta vem do movimento Upcycling ou reutilização “para cima”, também conhecido como reutilização criativa, do qual a empreendedora faz parte.
LEIA TAMBÉM:
Crianças participam de desfile de moda que exalta cultura afro
Produtores de moda praia apostam no verão para reaquecer mercado
Vestido foi confeccionado utilizando etiquetas desfiadas de roupas
Reprodução/TV Globo
“Você transforma esse descarte em algo criativo ou utilitário, sem passar pelo processo de industrialização, que é fazer vidro em vidro, lata em lata. Porque o meio ambiente precisa disso, grita por esse movimento”, declarou Salamandra.
Também foram reutilizadas peças e assessórios para novas criações. “São pedaços de várias saias, roupas de várias pessoas. Tem a emoção envolvida, tem o sentimento de cada pessoa envolvida. […] Depois eu fiz a pintura, que é a minha identidade”, relatou.
Jéssica Zerine trabalha com moda afro e está na expectativa de ver o que confeccionou em um dos maiores eventos de moda do mundo. “Eu estava precisando ter uma ressignificação de algumas coisas na nossa marca e a gente pode trabalhar muito essa questão do desenvolver coleção”, declarou.
O São Paulo Fashion Week começa na quarta-feira (17) e vai até o sábado (20).
Salamandra reutiliza peças para criações artísticas
Reprodução/TV Globo
VÍDEOS mais assistidos de Pernambuco