Paulo Gustavo tem sinais de evolução na luta contra a Covid


‘Ainda que pese ainda a gravidade do paciente, vem aumentando o otimismo da equipe médica’, diz boletim médico. Paulo Gustavo durante apresentação para imprensa do seriado “Divã”
TV Globo/João Miguel Júnior
Boletim médico divulgado nesta segunda-feira (5) aponta que o ator Paulo Gustavo teve sinais de evolução na luta contra a Covid-19.
Internado desde 13 de março no Hospital Copa Star, em Copacabana, ele tem quadro estável e permanece em terapia intensiva, com o uso de Ecmo – oxigenação por membrana extracorpórea, adotada para permitir uma melhor recuperação da função pulmonar (saiba mais sobre a Ecmo).
‘Acredito que o renascimento está cada vez mais próximo’, diz marido
Depoimentos de recuperados da Covid que fizeram a Ecmo
Paulo Gustavo: famosos pedem força, axé e cura
“A evolução clínica, que demanda seu tempo individual, teve – especialmente nas últimas 24 horas – sinais de evolução progressiva que geraram otimismo na equipe médica, que informa que: anteontem pela manhã o paciente foi submetido à uma pleuroscopia, quando foi identificada uma fístula bronco-pleural que impedia a adequada ventilação mecânica, tendo sido imediatamente corrigida. Desde então, alguns importantes sinais clínicos e laboratoriais de melhora tornaram-se mais evidentes”, diz a nota.
VÍDEO: Entenda como funciona a ECMO, terapia feita em Paulo Gustavo
Segundo os médicos, “a necessidade da Ecmo permanece, embora com parâmetros mais atenuados”.
“Esse conjunto de dados, em que pese ainda a gravidade do paciente, vem aumentando o otimismo da equipe médica”, diz a nota.
O boletim diz ainda que a “família do ator agradece muito o carinho e as orações e pede que continuem a enviar boas energias para sua recuperação e para de todos os que se encontram na luta contra o vírus”.
Marido crê em renascimento
Na luta para vencer a Covid, Paulo Gustavo tem tido, além do apoio da equipe médica, a presença de duas pessoas muito próximas: a amiga Susana Garcia, diretora de filmes e especiais do ator, que também é médica, e o marido Thales Bretas, dermatologista, que não sai de perto dele.
No domingo (4), os dois gravaram depoimentos para o Fantástico, falando sobre esses 22 dias de internação e também sobre a esperança de vê-lo recuperado.
Susana Garcia:
“Ele virou e falou: ‘Susana, se eu pudesse agora, eu queria mostrar para os brasileiros, mostrar para todo mundo, o quanto essa doença faz a gente sofrer, o quanto está difícil o que eu estou passando aqui, o quanto é importante as pessoas se cuidarem’. Ele falou isso. E antes de ser intubado, ele olhou para o Thales e falou: ‘Te amo. Até já’. Ele está agora em uma reta para cura. Ele vai curar, vai sair de lá e fazer a gente rir muito ainda”.
Thales Bretas:
“Nesse momento, a gente está vivendo um período um pouco difícil, né? Com muitos altos e baixos. Quem já passou pela Covid e ficou hospitalizado, sabe como é a doença. É uma doença muito séria. É muito perigosa, sorrateira. O Paulo é um cara super saudável. A gente estava se cuidando muito. Na Páscoa, que é um momento tão especial, eu acredito que esse renascimento está cada vez mais próximo. Então, eu queria encher o coração de vocês de esperança, agradecer todas as orações novamente e dizer que, em breve, nosso amado Paulo Gustavo vai estar de volta”.