Parque florestal faz concurso para escolher o urso mais gordo de 2019

Concurso para eleger o urso mais gordo ocorre  anualmente no parque do Alasca

Concurso para eleger o urso mais gordo ocorre anualmente no parque do Alasca

Reprodução/ Facebook Katmai Nacional Park & Preserve

O Parque Nacional de Katmai, no Alasca, nos EUA, promove um concurso anual para eleger o urso mais gordo. A intenção da disputa é promover a preservação dos animais que vivem na região.

A competição acontece em outubro por ser o período em que os ursos estão mais pesados. Quando o verão termina no hemisfério norte, eles começam a se preparar para acumular gordura e assim enfrentar o frio do inverno. 

Os ursos comem grandes quantidades de salmão antes da hibernação e podem passar de uma tonelada e meia de peso. Durante os meses que antecedem o inverno, alguns ursos chegam a quase arrastar a barriga no chão de tão gordos.

Antes de hibernar, ursos comem muito salmão e acumulam gordura

Antes de hibernar, ursos comem muito salmão e acumulam gordura
NPS Photo/B. Mosbrook/Flickr

Durante a hibernação, o metabolismo dos ursos diminui bastante a atividade e eles entram em um sono profundo. Essa é uma estratégia para conseguir sobreviver às baixas temperaturas e à escassez de alimentos nessa época do ano. 

Na edição deste ano, 12 ursos disputam o título de urso mais gordo de 2019. A votoção ocontece pela na página do Facebook do parque entre os dias 2 e 8 de outubro. No ano passado, a ganhadora foi a fêmea 409 Beadnose.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques