Onda de frio no Brasil trouxe neve e temperaturas negativas; veja previsões para esta sexta

Ainda deve nevar no Sul do país, onde várias cidades já registraram temperaturas negativas no início desta manhã. Meteorologia prevê neve no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira
A onda histórica de frio que chegou ao Brasil na quinta-feira deve continuar trazendo temperaturas baixas e mais neve para o Sul do país nesta sexta (21).
Algumas cidades da região já registraram temperaturas abaixo de zero no início desta manhã. Na Serra Catarinense, fez -8,20ºC no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra por volta das 5h. Árvores ficaram congeladas e houve geada ao amanhecer.
FOTOS: veja a paisagem do Sul com a chegada de massa de ar polar
Mas a cidade onde fez mais frio na madrugada foi São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, que registrou -3,5°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Outros municípios gaúchos que também tiveram temperaturas negativas foram Quaraí (-3,3°C), Cambará do Sul (-1,9°C) e Vacaria (-2,9°C). O estado também viu neve na quinta-feira.
A onda de ar frio deve atuar sobre o Brasil até domingo (23). Veja a previsão do tempo para esta sexta em algumas capitais:
São Paulo: máxima de 13ºC e mínima de 10ºC
Rio de Janeiro: máxima de 21ºC e mínima de 18ºC
Cuiabá: máxima de 21ºC e mínima de 14ºC
Porto Alegre: máxima de 13ºC e mínima de 4ºC
Curitiba: máxima de 6ºC e mínima de 3ºC
Florianópolis: máxima de 13ºC e mínima de 9ºC
Campo Grande: máxima de 12ºC e mínima de 8ºC
Frio chega ao Sul do país levando neve e temperaturas abaixo de zero
SC: Onda de frio se aproxima com chuvisco e nevoeiro na Serra de SC
RS: Estado amanhece com 1°C; há chance de neve na próxima madrugada
MG: ‘Onda histórica de frio’ derruba temperatura em Minas, com previsão de 7ºC em Belo Horizonte
GO: Às vésperas da histórica ‘onda de frio’, Goiás registra 38,5ºC e tem o dia mais quente do ano
SP: Pode nevar em São Paulo? Confira a previsão do tempo para a semana
Para se ter neve, a temperatura tem que estar negativa na nuvem e em todas as camadas do ar até chegar ao solo. Já a geada se forma quando a umidade congela na vegetação, parecendo uma capa de gelo.
Além do Brasil, a intensa massa de ar frio polar vai causar temperaturas muito baixas na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e em algumas áreas do Peru.