‘Ocorreu nos conformes’, diz candidato que fez o Enem Digital no Piauí


O estudante contou que realizou o Enem pela primeira vez como treineiro e não teve dificuldades em fazer o exame na modalidade digital. Movimentação foi tranquila no primeiro dia de aplicação das provas do Enem Digital
Roberto Araújo/TV Clube
O estudante John Michael Morais Silva, de 17 anos, foi um dos 477 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, na versão digital, que compareceram ao primeiro dia de prova nesse domingo (31) em Teresina. O candidato relatou ao G1 que não teve dificuldades em responder o exame e que a aplicação ocorreu ‘nos conformes’.
1º Enem digital da história tem falhas técnicas no sistema e abstenção alta: 68%
Essa é a primeira vez que o modelo de aplicação digital do exame é usado no país. A ideia do Ministério da Educação (MEC) é tornar a prova totalmente digital até 2026.
“Não houve estranheza. Eu me adaptei bem e não achei nada estranho. Ocorreu tudo nos conformes do que era para acontecer”, disse John Michael.
Esta é a primeira vez que o estudante faz o Enem e escolheu a modalidade virtual, segundo ele, por ser algo ‘diferente’. John ainda não sabe qual curso irá fazer. “Como foi a primeira vez, achei a prova difícil”, comentou.
Enem digital também exige caneta preta de tubo transparente; redação é manuscrita
John Michael fez a prova em uma faculdade particular da capital. De acordo com ele, as janelas do laboratório estavam fechadas e o ar-condicionado estava ligado, mas outras recomendações das autoridades de saúde estavam sendo respeitadas, como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento social.
Enem Digital no Piauí
Dos 1.392 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, na modalidade digital, no Piauí, somente 477 compareceram à prova no primeiro domingo (31). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de abstenção foi de 65,8%.
No estado, a prova foi aplicada nas cidades de Teresina e Parnaíba. Assim como na prova impressa, houve pouco movimento nos locais de prova.
A segunda etapa do Enem digital será aplicada no dia 7 de fevereiro. Apenas no segundo dia de prova, os candidatos têm até 18h30 para resolver as questões da prova.
Cronograma do Enem 2020
Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro
Resultados: a partir de 29 de março
Assista aos vídeos mais vistos do G1 Piauí
*Lívia Ferreira, estagiária sob a supervisão de Laura Moura.