O Assunto #293: Calor extremo – por que dias tão quentes?


Nas últimas semanas, várias cidades brasileiras registraram temperaturas recorde. O fenômeno é global e atinge até os polos do planeta. E a perspectiva é de que o calor veio para ficar. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
43,5 no interior de São Paulo, 44 em Cuiabá… Recordes foram registrados em várias regiões do Brasil nas últimas semanas. Na tarde em que o Estado de São Paulo teve a maior temperatura da sua história, Renata Lo Prete ligou para Anne Lottermann, que apresenta a previsão do tempo no Jornal Nacional. Anne conta quais são as perguntas que mais ouve em dias de calorão. Na sequência, Renata entrevista o físico Paulo Artaxo, professor da USP, integrante do IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU. Artaxo explica como o aumento das temperaturas vai além da previsão do tempo, como ele está relacionado às mudanças climáticas e os efeitos de tanto calor no nosso organismo e no ecossistema. Ele fala também sobre como temperaturas extremas serão cada vez mais frequentes e relembra países onde as ondas de calor provocaram dezenas de mortes.
O que você precisa saber:
Onda de calor continua e Inmet alerta para risco de morte em parte do Brasil
Até quando vai durar a onda de calor no Brasil?
Cuiabá bate 2 recordes dos últimos 109 anos em intervalo de 3 horas e chega a 44°C
Produtores de ovos de Bastos relatam morte de mais de 30 mil galinhas por causa do calor
Calor forte e déficit hídrico afetam floradas dos cafezais, dizem especialistas
Onda de calor: a arquitetura que combate o calor em prédios sem o uso de ar-condicionado
O podcast O Assunto é produzido por: Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti, Renata Bitar e Vitor Muniz. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.