O Assunto #265: O impacto da fumaça de queimadas na sua saúde


As fumaças tóxicas das queimadas e da poluição urbana comprometem o pulmão, mas seus riscos vão muito além do sistema respiratório. O quadro é mais grave diante da Covid-19 e do aumento dos incêndios nas florestas. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
O fogo continua a devastar a Floresta Amazônica. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de incêndio aumentou 28% em julho deste ano, em relação ao mesmo mês de 2019. E as consequências vão além do meio ambiente: a fumaça compromete a saúde da população, causando problemas respiratórios e cardiovasculares. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com o médico Daniel Pires e com o físico Paulo Artaxo. Daniel, que é diretor-adjunto do hospital infantil Cosme e Damião, na capital de Rondônia, fala do aumento na procura pelos serviços de saúde nesta época do ano por causa de complicações respiratórias, que afetam principalmente crianças e idosos. Paulo explica que componentes tornam a fumaça tóxica e o que é preciso ser feito para reduzir a poluição do ar não só na Amazônia, mas também nas grandes cidades.
O que você precisa saber:
Queimadas na Amazônia estão associadas a mais de 2 mil hospitalizações em 2019
OMS: estudo prevê cenário preocupante junto à Covid
Ipam: Temporada de queimadas trará mais doenças respiratórias
Queimadas em julho superam mesmo período de 2019 e Amazônia teve dia recorde
Número de queimadas no AM cresce 51,7% no 1º semestre de 2020 e bate recorde
Ministério do Meio Ambiente anuncia suspensão das operações contra desmatamento
Mourão vê ‘precipitação’ de Salles e diz que operações vão continuar
O podcast O Assunto é produzido por: Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti e Renata Bitar. Apresentação: Renata Lo Prete.

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.