Novo ensino médio: plataforma criada por ONG do DF reúne conteúdo gratuito para orientar professores


Mudanças no ensino entram em vigor a partir de 2022. Grupo mapeou itinerários formativos (disciplinas extras) mais usados em escolas e reuniu material pedagógico para educadores; estratégia usa, entre outros recursos, memes e jogos interativos. Estudante durante aulas no DF
TV Globo / Reprodução
Educadores de uma organização não-governamental (ONG) do Distrito Federal lançaram uma plataforma gratuita que distribui conteúdo pedagógico para ajudar na capacitação de professores do novo ensino médio. A estratégia usa, entre outros recursos, memes e jogos para “permitir que os alunos desenvolvam a criatividade e reflitam sobre acontecimentos contemporâneos” (saiba mais abaixo).
A reforma no ensino, que começa a ser implementada em 2022, nas escolas públicas e privadas do país, muda a carga horária das aulas e passa a oferecer disciplinas extras (itinerários formativos) para os estudantes.
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Lançada em setembro, a plataforma “Base de Itinerários” envolveu quatro meses de pesquisa. Educadores, empreendedores sociais e artistas do Instituto MeViro, mapearam os conteúdos mais usados em colégios do DF, do Paraná, de Pernambuco, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e disponibilizaram o material na internet.
São sugestões de plano de ensino, de abordagem e referências educacionais em mais de 40 áreas de conhecimento. De acordo com as normas do novo ensino médio, cada unidade da federação será responsável pela elaboração do currículo e também pelas opções de conhecimento que a escola vai oferecer na parte flexível das aulas – quando os alunos escolhem que itinerário seguir.
Plataforma orienta professores para atividades do novo ensino médio
MeViro/Reprodução
Memes, RPG e outras ‘inspirações’
Para Ciências da Natureza, entre outras atividades, a ONG propõe que os professores executem com os alunos um jogo inspirado na dinâmica do Role Playing Game (RPG). O material pode ser usado como ferramenta de apoio à compreensão de conteúdos de biologia.
Em outra proposta, os professores descobrem como estimular os estudantes a criarem memes relacionados a fatos sociais relevantes (veja imagem abaixo). No projeto, a atividade se encaixa na área de “Linguagens e suas Tecnologias” e permite que os alunos desenvolvam a criatividade e reflitam sobre acontecimentos contemporâneos.
“O exercício permite compreender a intertextualidade entre gêneros literários ou fenômeno linguístico, no qual um gênero assume a forma de outro”, diz trecho do material.
Eixo de cultura pop, em plataforma gratuita no DF
MeViro/Reprodução
Mapeamento e pesquisa
O empreendedor social, Marcos Oliveira, fundador da ONG e idealizador da plataforma, explica que o projeto surgiu da demanda de professores em busca de itinerários formativos.
“Por falta de formação e de conteúdos disponíveis, os professores estão desesperados com a pandemia e com a implementação do novo ensino médio. Então, mapeamos quais são os exemplos mais usados em escolas, inclusive aquelas atividades para quem tem recursos reduzidos”, diz Oliveira.
Ele conta que o projeto não tem fins lucrativos. “Como organização social, enxergamos a oportunidade de ajudar professores de escolas públicas”.
As novas diretrizes do currículo do ensino médio têm sido testadas em 12 escolas-piloto de Brasília. Segundo a Secretaria de Educação, os professores dessas unidades participam de formação continuada.
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Novo ensino médio
O novo ensino médio foi aprovado em 2017 por meio de uma lei federal. No Distrito Federal, a capacitação dos professores começou em 2019.
Veja cronograma a partir do ano que vem:
2022
Novo ensino médio será implementado para o 1° ano

2023
Modelo será expandido para 1° e 2° ano
Reforma também atingirá 50% das unidades que dão aulas noturnas

2024
Novo ensino médio contemplará todos os anos das etapas finais do período escolar

2025
Modelo será avaliado institucionalmente
Matérias optativas
Segundo a Secretaria de Educação do DF, as matérias escolhidas pelos estudantes compõem os itinerários formativos, divididos nos seguintes eixos:
Projeto de Vida
Língua Espanhola
Eletivas Orientadas
Trilha de Aprendizagem
Para que os estudantes possam se familiarizar com as diversas áreas do conhecimento, nos dois primeiros semestres, eles devem selecionar cinco disciplinas que não constam do bloco de formação básica. A partir do terceiro semestre, os alunos definem uma “Trilha de Aprendizagem” em uma das áreas do conhecimento, ou educação profissional e técnica.
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