Nova Strada vai conviver com modelo atual; FCA terá outras 2 novas picapes em 2020


Picape terá motores 1.4 de 88 cv e 1.3 de 109 cv. Além dela, chegam a Ram 1500 e a Jeep Gladiator. Primeira imagem da nova geração da Fiat Strada
Divulgação
Principal lançamento da Fiat em 2020, a nova geração da Strada não irá aposentar totalmente o modelo à venda atualmente. O modelo inclusive já foi fotografado durante as gravações do comercial.
A decisão é do presidente da FCA, dona da Fiat, para a América Latina, Antonio Filosa. “Vamos manter uma versão da Strada atual”, disse. A configuração escolhida para ficar é justamente a de entrada, Working, que custa R$ 54.990.
Fiat promete 2 SUV’s ‘democráticos’ e confirma novos motores 1.0 e 1.3 turbo
Além da Strada: veja lançamentos esperados para 2020
Todas as demais serão substituídas pela nova geração. O G1 apurou que ela terá motores 1.4 de 88 cavalos e 4 cilindros e 1.3 de 109 cv e 3 cilindros, este último da família Firefly, mais moderno.
Fiat Strada 2021 vista em gravação de comercial
Reprodução/Andre Gessner
Em um segundo momento, a Strada também vai contar com o novo motor 1.0 turbo de 3 cilindros. Ele deverá entregar cerca de 120 cv. O 1.8 de 139 cv que equipa as versões topo de linha da picape atualmente está descartado.
A nova Strada também vai manter a oferta de diferentes tamanhos de cabine e caçamba. Seguem as configurações com cabine simples, estendida e dupla. A novidade é que a opção com maior cabine terá quatro portas, em vez de três.
Por enquanto, a Fiat revelou duas imagens da nova Strada. Uma delas mostra a silhueta, enquanto a outra traz a dianteira. A picape vai compartilhar peças com outros modelos, como Argo e Mobi. Porém, seu visual será mais semelhante ao da “irmã” maior, Toro.
O lançamento está previsto para o segundo trimestre deste ano. A Strada seguirá com produção em Betim (MG), com exportação confirmada para outros países. Nesse caos, em alguns mercados, a estratégia de vender a picape com a marca Ram está mantida.
Outras picapes
Ram 1500
Divulgação/Ram
Além da Strada, a FCA também vai lançar outras duas picapes no Brasil em 2020. Mas elas levarão outras marcas. Uma delas, e a mais relevante, é a Ram 1500, uma concorrente para as versões topo de linha de Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok.
“Estamos finalizando a homologação”, disse Filosa. A 1500 será vendida, inicialmente com motor V8 de 5.7 litros a gasolina. Ele entrega 395 cv e 56,7 kgfm.
Em um segundo momento, chega a configuração que deve representar a maior parte das vendas. Ela trará um V6 3.0 a diesel, com 260 cv e 66,4 kgfm.
Nos Estados Unidos, a motorização diesel custa US$ 3 mil a mais do que a V8 a gasolina. Por aqui, ela deve sair por cerca de R$ 250 mil, contra R$ 220 mil da primeira.
Jeep Gladiator
Divulgação/Jeep
A outra picape da FCA a chegar em 2020 é a Jeep Gladiator, baseada no jipe “raiz” Wrangler. Ela será importada dos Estados Unidos, mas a filial brasileira está com um pequeno “problema”.
A produção não tem dado conta de abastecer o mercado americano. Por isso, a chegada pode atrasar. A Gladiator conta com motor V6 de 3.6 litros e 285 cv e câmbio automático de 8 marchas.
O preço, nos Estados Unidos, é cerca de US$ 1,5 mil mais alto do que a configuração equivalente do Wrangler. Isso pode indicar que a Gladiator deve chegar acima dos R$ 275 mil pedidos pela configuração Rubicon do jipe.