Músico da banda O Rappa, Marcelo Lobato grava o primeiro álbum solo entre a bossa nova e o reggae


Anunciado pelo single ‘Orixá & caboclo’, o disco tem repertório autoral formado por composições como ‘Carregador de piano’. ♪ Músico cofundador das bandas cariocas Afrika Gumbe e O Rappa, grupo do qual foi tecladista de 1993 a 2001, ano em que assumiu o posto de baterista com a saída de Marcelo Yuka (1965 – 2019), Marcelo Lobato aproveita os recessos das duas bandas e prepara o primeiro álbum solo de trajetória profissional iniciada na década de 1980.
Anunciado pelo single inicial Orixá & caboclo, em rotação desde sexta-feira, 22 de maio, o álbum solo de Marcelo Lobato tem repertório autoral e ainda está fase de gravação pelo compositor, multi-instrumentista e cantor carioca.
A ideia do disco começou a ganhar forma na pandemia, em 2020, quando Marcelo começou a compor músicas que, em maioria, têm letras escritas pelo irmão Marcos Lobato, também músico e companheiro do artista desde o Afrika Gumbe.
São os casos das composições Um dom que Deus se deu, Orixá & caboclo e Anna e o samba, música caracterizada por Marcelo como “pseudo bossa nova eletrônica” e prevista para ser gravada com a participação da cantora Elizza.
Capa do single ‘Orixá & caboclo’, de Marcelo Lobato
Divulgação
À medida que as músicas foram surgindo, Marcelo começou a idealizar os arranjos e a gravar vozes, fazendo a pré-produção do álbum no estúdio que improvisou na sala do próprio apartamento, povoada por instrumentos como bateria, piano, guitarras, baixo e vibrafone.
Mais tarde, o artista foi ao Estúdio Jimo, situado no bairro carioca das Laranjeiras, regravar arranjos e vozes. Marcelo Lobato assina a produção musical do álbum com Zé Nobrega. A intenção é concluir o disco com dez músicas, sendo que algumas ainda estão sendo finalizadas.
Uma das composições garantidas no álbum é Carregador de piano, música com levada de reggae, criada somente por Marcelo Lobato, sem a parceria do irmão Marcos.
Marcelo Lobato pretende concluir o álbum solo com dez músicas autorais
Divulgação