Mônica Salmaso tem quarto álbum, ‘Iaiá’, editado em LP com 11 das 13 faixas do CD original de 2004


♪ Anunciada nesta sexta-feira, 6 de agosto, a primeira edição em LP de Iaiá – quarto álbum de Mônica Salmaso – é notícia que contenta tantos colecionadores de LPs quanto seguidores dessa grande cantora paulistana.
Lançado originalmente em 1º de março de 2004, no formato de CD, Iaiá marcou a estreia de Salmaso na gravadora Biscoito Fino e ampliou o público da artista. Viabilizada via Três Selos (cooperativa fonográfica que reúne as gravadoras Assustado Discos, EAEO e Goma Gringa), a edição em LP de Iaiá deve efetivamente chegar às mãos dos compradores a partir do início de outubro.
Produzido por Rodolfo Stroeter, que assina a direção musical do disco com Mônica Salmaso, o álbum Iaiá chega ao LP com 11 das 13 faixas do CD original. Por conta de espaço físico no vinil, já que as 13 faixas totalizam 53 minutos, foram cortadas do LP as gravações de É doce morrer no mar (Dorival Caymmi e Jorge Amado, 1941) e Onde ir (Vanessa da Mata, 2002).
Capa da edição em LP de ‘Iaiá’, quarto álbum de Mônica Salmaso
Marcílio Godoi
Permanecem no disco os registros de Moro na roça (tema de domínio público em adaptação de Xangô da Mangueira e Zagaia), Estrela de Oxum (Rodolfo Stroeter e Joyce Moreno, 2003), Menina amanhã de manhã (Tom Zé e Perna Fróes, 1972), Vingança (José Maria de Abreu e Francisco Mattoso, 1936), Por toda a minha vida (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1959), Assum branco (José Miguel Wisnik, 1997), Cidade lagoa (Cícero Nunes e Sebastião Fonseca, 1959), Doce na feira (Jair do Cavaquinho e Altair Costa, 2002), Sinhazinha (Despertar) (Chico Buarque, 1983) e Na aldeia (Alberto Dias, De Chocolat e Silvio Caldas, 1933).
A capa da edição em LP do álbum Iaiá é similar à capa do CD original de 2004, mas não idêntica. A foto de Marcílio Godoi é a mesma. Mas a disposição e a cor do título do disco na capa são outras. Mesmo sem reproduzir exatamente a capa do CD, como preferem colecionadores, a arte do LP resulta mais bonita.