Moeda digital da China não quer controle de informações pessoais

Moeda digital da China não quer controle total de informações pessoais

Moeda digital da China não quer controle total de informações pessoais

REUTERS/Dado Ruvic

A moeda nacional digital proposta pela China não é uma tentativa de obter controle total das informações do público em geral, disse uma autoridade do banco central chinês nesta terça-feira (12), acrescentando que o objetivo é equilibrar as preocupações com a privacidade e a necessidade de informação das autoridades.

A China está se preparando para ser o primeiro país a lançar uma moeda doméstica digital, uma iniciativa que está sendo observada de perto pelas indústrias de serviços financeiros do mundo, embora poucos detalhes estejam disponíveis no momento.

Semelhante à moeda digital libra, proposta pelo Facebook, e outras criptomoedas como bitcoin, o Pagamento Eletrônico em Moeda Digital, como é oficialmente nomeado, será alimentado parcialmente pela tecnologia blockchain e disperso por carteiras digitais.

O que o diferencia, no entanto, é que o design da moeda digital aparentemente fornece a Pequim uma supervisão sem precedentes sobre os fluxos de dinheiro, dando às autoridades chinesas um grau de controle sobre sua economia que a maioria dos bancos centrais não possui.

“Sabemos que a demanda do público em geral é manter o anonimato usando papel-moeda e moedas … daremos o anonimato às pessoas que o exigem em suas transações”, disse Mu Changchun, chefe do instituto de pesquisa de moeda digital do Banco Popular da China, em uma conferência em Cingapura.

“Mas, ao mesmo tempo, manteremos o equilíbrio entre o ‘anonimato controlável’ e a lavagem de dinheiro, o CTF (medida contra o financiamento do terrorismo) e também questões tributárias, jogos online e qualquer atividade criminosa eletrônica”, acrescentou.

“Esse é um equilíbrio que precisamos manter e esse é nosso objetivo. Não estamos buscando o controle total das informações do público em geral.”

Não está claro quando a nova moeda digital será lançada.